Título: Contrapartida da liquidez, reservas vão a US$ 18 tri
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2012, Economia, p. B3

Dados do Banco de Compensações Internacionais (BIS, o banco central dos bancos centrais) mostram que, desde a eclosão da crise de 2008, os bancos centrais de todo o mundo acumularam reservas em valores recordes.

Em fevereiro, a entidade estima que o montante total das reservas atingiu US$ 18 trilhões em todo o mundo, o equivalente a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta.

Parte importante desse volume é o que na prática foi a "estatização" de bancos à beira da falência e a compra massiva de papéis da dívida soberana de Estados para que não quebrassem.

O alerta, portanto, é que não necessariamente essas reservas sejam de qualidade. No total, os BCs de países ricos hoje acumulam 20% de seu PIB em reservas, segundo o BIS.

Questionados pelo Estado sobre o impacto desse movimento para as economias emergentes e a recente crítica da presidente Dilma Rousseff em relação ao "tsunami financeiro", os presidentes de BCs europeus preferiram não se pronunciar. "Não posso falar sobre isso" , disse Miguel Ordonez, presidente do BC da Espanha, um dos países socorridos por essa injeção. Ele não disfarçava o sorriso de mal-estar diante da pergunta.

De outro lado, bancos centrais de países emergentes acusam os países ricos de ter ignorado a existência do G-20 e da promessa de coordenação internacional para superar a crise, adotando medidas monetárias que terão impacto global.

Para os emergentes, essas ações transformaram o G-20 em uma entidade irrelevante e prova de que não estão dispostos a consultar emergentes, só quando precisam de ajuda e para vender seus papéis da dívida pública de países em dificuldades.

"Para que serve o G-20 se cada potência vai e adota sua própria iniciativa?", indagou um asiático. "Há muita gente que se sente traída", declarou um alto funcionário de um banco central do Oriente Médio. / J.C.

--------------------------------------------------------------------------------