Título: Secretário da Rio+20 pede que velhos acordos sejam cumpridos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2012, Vida, p. A15

O chinês Sha Zukang, secretário-geral do Rio+20, está no Brasil para definir questões logísticas da Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada na cidade em junho.

Apesar de percalços como o número insuficiente de vagas em hotéis de luxo e preços considerados extorsivos, representantes da ONU relatam satisfação com o empenho do governo federal na organização.

Zukang voltou a exortar a sociedade civil a cobrar e pressionar os governos para que compromissos firmados e nunca cumpridos sejam implementados. "Já falamos muito. Nosso trabalho não é falar, é agir", declarou. "O que aconteceu com todos os documentos que produzimos? Eles são maravilhosos. Mas a implementação está muito longe de acontecer, e o mundo está se tornando cada vez mais insustentável."

Ele reafirmou que não há consenso sobre a criação de uma agência ambiental da ONU nos moldes da Organização Mundial do Comércio (OMC), defendida por europeus. Zukang deve ficar no País até o dia 10. / Felipe Wernek

--------------------------------------------------------------------------------