Título: Restrição ao crédito para carros diminui após pacote de incentivo
Autor: Amorim, Daniela
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2012, Produção industrial cai 0,2% em abril, p. B5

Aprovação de propostas de financiamento, que era de quatro em cada dez, sobe para seis após as medidas, diz a Anfavea

CLEIDE SILVA - O Estado de S.Paulo

As medidas de incentivo à compra de carros novos, anunciadas pelo governo no início da semana passada, levaram os bancos a afrouxar a liberação de crédito. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), antes do pacote, de cada dez propostas de financiamento, quatro eram aprovadas, número que subiu para seis.

A restrição nas aprovações dos financiamentos, em razão da alta inadimplência no segmento - de 5,9% dos contratos em abril -, era a principal queixa das montadoras.

O pacote do governo, além de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), baixou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos empréstimos para pessoas físicas.

Já o mercado continua patinando, embora as empresas divulguem crescimento expressivo das vendas nos feirões do último fim de semana. Até quarta-feira, faltando um dia para o mês acabar, foram licenciadas 269,1 mil unidades, incluindo caminhões e ônibus. O número é 4,4% superior ao de todo o mês de abril, mas 9,4% menor que o de igual período de maio de 2011.

Na primeira quinzena do mês, antes das medidas, o mercado já mostrava reação positiva em porcentuais até melhores que os atuais. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indicavam aumento de 8,5% em relação aos primeiros 15 dias de abril, enquanto na comparação com igual intervalo de maio de 2011 a alta era de 3,2%.

A Anfavea pondera que boa parte das vendas realizadas nas duas últimas semanas não vai aparecer nas estatísticas deste mês, pois, em média, o consumidor leva de uma semana a dez dias para realizar o licenciamento após a compra.

Folgas. Apesar dos números ainda magros, outro efeito positivo das medidas é a suspensão de folgas planejadas anteriormente para reduzir estoques. No total, o setor encerrou abril com 366,5 mil veículos nos pátios, o equivalente a 43 dias de vendas.

A Volkswagen, que vinha dispensando os funcionários às sextas-feiras na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e já adotou essa medida na segunda-feira, vai operar normalmente hoje. A empresa também suspendeu as folgas que estavam previstas para a próxima semana e os trabalhadores ficarão em casa somente no feriado de Corpus Christi, dias já compensados no sistema de banco de horas.

A Volkswagen fará novo feirão hoje e amanhã no estacionamento do hipermercado Extra Anchieta, em São Bernardo, e nas 66 revendas da marca na Grande São Paulo. A empresa promete descontos superiores aos oferecidos na semana passada e juro zero para uma gama maior de produtos. O Gol G4, por exemplo, teve o preço reduzido para R$ 24,2 mil após a queda do IPI, mas será vendido a R$ 22,3 mil.