Título: Bento XVI nomeia novo prefeito da Doutrina da Fé
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/07/2012, Vida, p. A16

O papa Bento XVI nomeou ontem um compatriota, o bispo alemão Gerhard Ludwig Müller, como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, antigamente conhecida como Congregação da Inquisição e um dos principais organismos disciplinadores da Igreja.

Surpreendentemente, o bispo tem vínculos com a Teologia da Libertação, movimento latino-americano que criticou tanto o papa atual quanto seu antecessor, o também conservador João Paulo II.

A nomeação de d. Müller ao cargo que o atual papa ocupou por mais de 20 anos ocorre em um momento em que o Vaticano enfrenta controvérsias que incluem acusações de corrupção, vazamento de documentos e intrigas internas, assim como repercussões de escândalos causados pelo abuso sexual de menores por parte de membros do clero.

O bispo terá a delicada tarefa de se encarregar de temas que vão das atitudes que a Igreja deve tomar em relação às denúncias de pedofilia à necessidade de conciliar a instituição com ultratradicionalistas dissidentes.

D. Müller tem 64 anos e é da cidade de Ratisbona, onde Bento XVI ensinou teologia na década de 1960. É considerado um teólogo respeitado, tendo publicado mais de 400 textos. Atualmente, coordena a publicação dos trabalhos reunidos do atual papa.

Entre os textos do bispo está Ao Lado dos Pobres, a Teologia da Libertação (em tradução livre), coescrito com o teólogo peruano Gustavo Gutiérrez. Mas, na opinião de um porta-voz do grupo reformista católico alemão Wir sind Kirche, Müller teria sido escolhido para o cargo por causa de um texto mais tradicionalista, Dogmas Católicos para Estudo e Prática da Teologia (em tradução livre). / REUTERS