Título: PT questiona Gurgel por texto para crianças
Autor: Peron, Isadora
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/08/2012, Nacional, p. A8

Algoz do PT na denúncia do mensalão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, terá sua conduta novamente questionada por integrantes do partido. Uma representação a ser encaminhada hoje por petistas ao Conselho Nacional do Ministério Público pede providências contra Gurgel. A ira petista volta-se agora contra uma cartilha que está na página oficial do MP na internet, contendo explicações sobre o escândalo do mensalão para crianças e adolescentes.

A representação pede a retirada da cartilha do site,como antecipou o Estado, além da apuração da iniciativa do procurador-geral,que,na visão de advogados do PT,fere os princípios de legalidade, impessoalidade,moralidade e eficiência. “É muito grave o que está acontecendo,porque essa cartilha seguramente não tem cunho educativo”, disse o coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio de Carvalho.“O procurador-geral está misturando questões decorrentes de convicção pessoal composições institucionais do Ministério Público.” No capítulo Turminha do MPF: assunto de gente grande para gente pequena, a página mostra quem são os 38 réus do mensalão e apresenta as acusações contra cada um.Personagens infantis comentam o escândalo, auxiliados por um professor.

Na petição que deve ser apresentada pelo deputado Cândido Vaccarezza (SP), advogados do PT destacam que a cartilha é custeada com “recursos públicos”. A Secretaria de Comunicação da Procuradoria nega que o texto seja uma cartilha e diz que não houve orientação de distribuição em sala de aula. Alega que a “turminha” foi criada em 2009 e tem “o objetivo de conversar, especialmente com crianças e adolescentes, sobre assuntos relacionados à atuação” do MPF.

--------------------------------------------------------------------------------