Título: Mensalão invade os dicionários
Autor: Frazão, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/08/2012, Nacional, p. A6

Caso se tornou verbete até em inglês no Oxford

Todo o esforço do PT para banir o termo mensalão até poderá ser bem sucedido no Ministério Público ou no Supremo Tribunal Federal, mas já esbarra no dicionário.

O "mensalão" se tornou verbete em léxicos brasileiros e é utilizado até para explicar o significado de palavras estrangeiras, com grande risco de perpetuar a alcunha pelas próximas gerações.

Para traduzir a palavra "affair", o dicionário Oxford português-inglês/inglês-português, voltado para estudantes brasileiros de inglês, recorre ao termo: "the mensalão affair", ou seja, o "caso mensalão".

Na dúvida sobre o que os ministros do Supremo Tribunal Federal vêm se dedicando a julgar desde o dia 2 de agosto, o estudante de inglês pode buscar a palavra no dicionário em português.

"Quantia mensal". A versão digital do léxico Caldas Aulete explica o mensalão como "quantia supostamente paga mensalmente (ou com outra periodicidade, ou de uma só vez) a deputados para mudarem de partido ou para votarem a favor de projetos de interesse do poder executivo: Acusou o deputado de ter recebido o mensalão".

A palavra, conforme define o mesmo dicionário, o Caldas Aulete, pode ser ainda "a prática ou o esquema de pagamento dessa quantia".

No início de agosto, um grupo de advogados vinculado ao Partido dos Trabalhadores (PT) estudou a possibilidade de tentar impedir, por vias judiciais, o emprego da palavra mensalão nos órgãos de imprensa, substituindo-a pelo seu nome oficial no Supremo, ou seja, Ação Penal 470.

A presidência do partido prontamente negou ser responsável pela ideia e afirmou que a iniciativa não foi decidida pela legenda.

Já no início de agosto, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) entrou com representação contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, repudiando a página especial do site do Ministério Público Federal criada para explicar didaticamente às crianças o processo do mensalão, por meio de uma cartilha.

Protestos petistas também levaram o Supremo Tribunal Federal a adotar o número do processo, Ação Penal 470, em seus veículos de informação, abolindo o termo mensalão em suas citações.

O alcance da operação do PT, no entanto, foge ao uso e à disseminação popular da denominação criada pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do esquema de compra de apoio político no Congresso no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como classificou o Ministério Público na denúncia.