Título: Haddad tem 47% e Serra, 37%, afirma Datafolha
Autor: Bramatti, Daniel
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2012, Nacional, p. A13

Em votos válidos, petista tem 12 pontos de vantagem sobre tucano, segundo instituto

A primeira pesquisa do instituto Datafolha no segundo turno da eleição em São Paulo mostra o petista Fernando Haddad à frente, com 47% das intenções de voto, ante 37% do tucano José Serra. Os indecisos são 8%, e outros 8% afirmam que pretendem anular o voto.

Em votos válidos - excluídos os entrevistados que pretendem votar nulo ou em branco -, Haddad teria 56%, ante 44% do adversário se a eleição fosse hoje. No primeiro turno, Serra teve 30,75% dos votos válidos, e Haddad, 28,98%. Considerando todo o universo de votos, a vantagem do petista, de dez pontos porcentuais, é superior à do levantamento anterior do Datafolha, feito às vésperas do primeiro turno na eleição, nos dias 5 e 6 deste mês. Na ocasião, ao serem questionados sobre sua escolha em um eventual segundo turno entre PT e PSDB, 45% dos entrevistados citaram Haddad, e 39%, Serra - a diferença entre os dois estava em seis pontos porcentuais.

Mas o Datafolha já captou uma distância de 10 pontos entre o primeiro e o segundo. Foi no levantamento feito entre 26 e 27 de setembro, quando Haddad apareceu como vencedor de um ainda eventual segundo turno contra Serra, por 48% a 38% das intenções de voto.

O resultado da pesquisa mais recente mostra que, ao menos por enquanto, o candidato do PT é o que mais herda votos dos derrotados no primeiro turno. Celso Russomanno, do PRB, teve mapa de votação similar ao de Haddad - mais votos na periferia que nas áreas centrais. São áreas em que candidatos do PT costumam vencer com porcentuais superiores aos obtidos por Haddad. Sem Russomanno para dividir esse eleitorado, o crescimento do petista nessas áreas é muito provável.

Mas o desempenho de Marta Suplicy nas eleições de 2004 e de 2008 já mostrou que não basta triunfar na periferia para vencer as eleições. O centro expandido, onde Serra obteve seus melhores resultados, deve ser o principal palco da batalha do segundo turno. O Datafolha ouviu 2.100 eleitores entre anteontem e ontem. A pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-01851/2012. A margem de erro máxima do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.