Título: Defesa pede e juíza autoriza blindagem a Rose no fórum
Autor: Macedo, Fausto ; Boghossian, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/01/2013, Nacional, p. A6

Advogado diz que acusada estácom"pânrco"deser : fotografada; magistrada permitiu que eLa entrasse e saísse peLa garagem

A ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha foi ontem à Justiça Federal, às 15h50, para assinar termo de comparecimento perante a 5ª Vara Criminal Fe­deral. Acusada na Operação Por­to Seguro de integrar quadrilha para venda de pareceres técnicos de órgãos públicos, Rose não ficou nem 10 minutos no fórum federal. Autorizada pela juíza Adriana Zanetti ela entrou e saiu pela garagem do prédio.

A juíza permitiu que o acesso de Rose se desse pela entrada de veículos atendendo pedido da defesa. O argumento apresenta­do foi de que Rose está constran­gida com a ampla exposição a que vem sendo submetida desde que a operação foi deflagrada, em 23 de novembro, pela Polícia Federal e pela Procuradoria da República. A defesa disse que Ro­se "está com pânico" de ser foto­grafada.

"A Justiça não socorre aos que dormem", disse a juíza, ao co­mentar que foi a defesa quem pe­diu que a entrada e saída de Rose ocorresse pela garagem.

Ainda ontem, algumas horas antes da chegada de Rose, tam­bém esteve no Fórum Federal o ex-diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Rodrigues Vieira, igualmente acusado de fazer par­te da organização. Ele chegou à 5ª Vara por um elevador destinado ao público. A juíza anotou que atenderia a eventual pedido de Paulo se ele tivesse solicitado a mesma condição dada a Rose.

"Eu decido", disse a juíza. "Não posso permitir que fotogra­fem no fórum uma pessoa que não quer ser fotografada. (Rose) alegou que não suporta mais ver fotos dela toda hora. Já tive mui­tos réus famosos aqui e todos me pediram (para não ser fotografa­dos pela imprensa). Dei ok. Te­nho que preservar o direito à ima­gem dos réus."

Quando Rose deixava a secre­taria da 5ª Vara para tomar o ele­vador, acompanhada da advoga­da Camila Nogueira Gusmão Me­deiros, jornalistas a abordaram. Houve tumulto porque Rose achou que tinha sido fotografa por celular. A juíza Adriana Za­netti ordenou que quatro repór­teres fossem à sala de audiências onde foi redigido termo de deli­beração, no qual ela advertiu que se for publicada foto de Rose no fórum "serão imediatamente adotadas as medidas necessá­rias à responsabilização por cri­me de desobediência".

Rose terá de comparecer no­vamente ao fórum a cada 15 dias, por ordem judicial. Ela foi denunciada pela Procuradoria pelos crimes de falsidade ideoló­gica, tráfico de influência, cor­rupção ativa e formação de qua­drilha.