Título: Dilma vê política vilipendiada e exalta Congresso
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/02/2013, Nacional, p. A7

Em mensagem ao Legislativo, "presidente afirma que Parlamento é parceiro crítico e colaborativo"

A presidente Dilma Rousseff encaminhou ontem mensa­gem ao Congresso na abertura do ano legislativo com elogios ao Senado e à Câmara dos De­putados, que elegeram novos presidentes - respectivamente os peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Henrique Eduar­do Alves (RN), ambos alvos de denúncias. Na mensagem, Dil­ma saiu em defesa da atividade política, que considerou estar sendo "vilipendiada".

"Nesse momento em que a ativi­dade política é tão vilipendiada, fa­ço questão de registrar nesta men­sagem o meu sincero reconheci­mento ao imprescindível papel do Congresso Nacional na cons­trução de um Brasil mais democrá­tico, justo e soberano", disse a presidente. A mensagem foi levada ao Congresso pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que antes havia participado da visi­ta de Dilma a Cascavel, no Paraná, e abandonou a agenda no Estado para estar presente na sessão de reabertura do Legislativo.

A presidente, na mensagem, fez um longo balanço dos dois anos de seu governo e falou dos planos para 2013. "No ano que passou, o Executivo Federal en­controu, no Congresso Nacio­nal, um parceiro crítico e, ao mes­mo tempo, colaborativo, para suas propostas de forma a enfren­tar os desafios ao fortalecimento do processo de desenvolvimen­to brasileiro", disse. "Essa parceria, construída sobre a legitimida­de conferida pelo voto popular, assegura que as ações governa­mentais sejam, além de tecnica­mente sólidas, fortalecidas pela vontade política plasmada em mandatos representativos".

Ela emendou: "sem tal vonta­de, a razão técnica não tem dire­ção e propósito. Os que viveram sob regimes autoritários sabem muito bem dos perigos da disso­ciação entre técnica e política".

A presidente disse ainda que es­pera que, "por meio do debate de­mocrático com o Congresso", o País possa avançar "em temas sen­síveis e necessários" neste ano. "A continuidade das mudanças em nosso sistema tributário; o deba­te em tomo das novas regras do Fundo de Participação dos Esta­dos; o aprimoramento de marcos regulatórios e a urgente questão do financiamento da educação, se­ja no âmbito do Plano Nacional de Educação, seja na proposta de destinação dos royalties do petró­leo. Interessa ainda ao Poder Exe­cutivo construir consensos que permitam evoluir no encaminha­mento da tão necessária reforma política", listou Dilma.