Título: Gurgel ainda estuda destino de acusações de Valério contra Lula
Autor: Galucci, Mariângela ; Madueño, Denise
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2013, Nacional, p. A5

Após ter anunciado que remete­ria para o Ministério Público Fe­deral em São Paulo as acusações feitas pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, de que Luiz Inácio Lula da Silva sabia do mensalão e dinheiro do es­quema teria pago suas contas pes­soais, o procurador-geral da Re­pública, Roberto Gurgel, disse ontem que está em dúvida sobre para onde encaminhar o pedido de investigação.

"Fiquei examinando e não consegui concluir hoje (ontem) uma questão da remessa. Para onde remeter? Pode ser que não seja para São Paulo", afirmou. "De início, tendi, realmente, pa­ra São Paulo. Mas hoje estava exa­minando a questão de Minas, on­de há alguns feitos que foram des­membrados do Supremo, e even­tualmente o Distrito Federal."

Gurgel afirmou não ter dúvidas de que o caso deve ser remetido à 1ª instância. "Mas quero me certificar de que envie ipara o local(Estado) mais adequado."

As suspeitas contra Lula surgi­ram após Marcos Valério tê-lo envolvido no depoimento que prestou na Procuradoria-Geral da República em setembro, quan­do tentava trocar informações pelo benefício da delação pre­miada.

"Um dos pontos que pesa­riam é já termos algum tipo de investigação em curso, algum feito nesse local que cuide dos te­mas que são objeto desse depoi­mento", disse. "Pode ser Minas, onde há muita coisa do mensalão. Devo até amanhã fechar is­so." / MARIÂNGELA GALLUCCI