Título: ESQUECERAM DOS TALENTOS
Autor: Gabriel Mário Rodrigues
Fonte: O Globo, 28/03/2005, Opinião, p. 7

Em todo o mundo, os sistemas de educação formal são sempre discutidos com muita veemência e com bastante emoção, pois os envolvidos nem sempre possuem soluções idênticas para as mesmas questões. Esse mesmo comportamento ocorre atualmente no Brasil, em relação ao anteprojeto de reforma do Ensino Superior apresentado pelo MEC, que tem suscitado críticas diversas e discussões acaloradas sobre a sua conveniência e oportunidade.

Abandonando por um momento os sólidos argumentos que o setor privado tem apresentado para mostrar por que o anteprojeto não atende às necessidades do país, gostaria de citar três situações que não poderão, de maneira alguma, deixar de ser levadas em consideração, se pretendermos que a iniciativa do MEC atenda efetivamente à atual realidade brasileira:

Situação A: Filho de pedreiro desempregado no Litoral Sul de São Paulo, Willian, 10 anos, vende caju nas praias. Oferece a mercadoria embalada em saquinhos de plástico e utiliza técnicas de vendas elaboradas:

¿- O senhor gostaria de comprar os cajus mais gostosos desta praia?

¿- E como você sabe que eles são os mais gostosos? ¿ reage o freguês.

¿- A gente tem três pés de caju no quintal, e os vizinhos também. Mas o pessoal daqui rouba somente os meus cajus. Por isso, acho que eles são mais gostosos. Pode experimentar um e, se o senhor gostar, compra dois saquinhos.

O freguês aceita a oferta, e acaba comprando dois saquinhos.

Situação B: Luciana, 11 anos, está na 6ª série. Aluna inteligente, mas indisciplinada, vai bem nas provas sem estudar, nem prestar atenção no ¿blablablá¿ dos professores, e sempre perde pontos por não entregar as tarefas de casa, que ela considera ¿ridículas¿.

Ela faz parte de uma comunidade on-line baseada no MSN, chamada Hogwarts, que abriga turmas formadas como no castelo-escola onde Harry Potter faz seu curso de bruxaria: Grifinória, Corvinal, Lufa-lufa e Sonserina. Luciana é professora de poções. Antes de cada aula, faz buscas na web, disponibiliza os conteúdos e propõe atividades relacionadas às substâncias químicas da poção estudada. O aluno que responde primeiro ganha mais pontos para a sua turma. Todos que realizam a atividade ganham pontos. Quem não responde faz sua turma perder pontos.

Situação C: Aos 14 anos, com educação formal nada primorosa, Senor Abravanel começou a trabalhar como camelô no Centro do Rio. Graças a seu tino comercial, poder de persuasão e habilidades específicas de comunicação, iniciou seu primeiro negócio e, mais tarde, já como apresentador de TV em São Paulo, utilizaria sua popularidade para abrir novos negócios e culminar sua história de sucesso com uma rede de televisão, que hoje é vice-líder de audiência.

O que as situações acima têm a ver com o anteprojeto de reforma universitária? Elas mostram que a proposta do MEC simplesmente não pensa neles.

Que avanços pedagógicos o anteprojeto propõe para aproveitar talentos como os de Willian? Que inovações metodológicas e tecnológicas a reforma prescreve para atender aos incluídos na sociedade digital, como Luciana? Que diretrizes indicam como validar o conhecimento construído por homens e mulheres bem-sucedidos que não têm curso universitário, mas que possuem conhecimentos especializados acima da média, como Sílvio Santos ¿ e, diga-se de passagem, também como o presidente Lula da Silva, o vice-presidente José de Alencar, o deputado Severino Cavalcanti, e inúmeros outros? Na verdade, o anteprojeto do MEC não traz nenhum avanço ou solução para essas questões.

A proposta de um novo projeto para a educação brasileira precisa ter uma ampla visão de futuro, introduzir programas diversificados, que fujam dos padrões estereotipados dos projetos pedagógicos, e prever como qualificar o capital humano, para que o país possa sobrepujar suas atuais deficiências de formação, convocando para isso todos aqueles que consideram possível vencer esse desafio. Se não o fizermos dessa forma, todo o esforço terá sido em vão.

GABRIEL MÁRIO RODRIGUES é presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.