Título: ANDRÉ LUIZ PEDE APOIO NA CÂMARA
Autor: Evandro Éboli e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 13/04/2005, Rio, p. 22

Deputado ameaçado de cassação diz que parlamentares são alvo de campanha

BRASÍLIA. Em carta intitulada ¿A luta continua¿, enviada ontem aos colegas da Câmara, o deputado André Luiz (sem partido-RJ) voltou a pedir apoio dos parlamentares numa tentativa de salvar o seu mandato. O processo de sua cassação pode ser votado ainda esta semana. Parlamentares que defendem a perda do mandato de André Luiz estão preocupados com o resultado da votação, que é secreta. O deputado é acusado de tentar extorquir R$4 milhões do empresário de jogo Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, para livrá-lo da CPI da Loterj aberta na Alerj.

Na sessão do dia 16 de março, quando seu caso seria julgado ¿ a votação, no entanto, foi adiada ¿ André Luiz ganhou apoio de parlamentares ligados ao baixo clero e até de petistas. Na mensagem enviada ontem, o deputado tenta convencer os colegas de que os parlamentares estão sendo vítima de uma campanha da imprensa.

¿Não agüentamos mais ser massacrados pela imprensa todos os dias, seja pelo salário, pela verba do gabinete, pelos cargos e espaços conquistados ou por qualquer motivo banal¿, afirma André Luiz.

Entre os deputados que se aproximaram de André Luiz e disseram que iam apoiá-lo estavam Virgílio Guimarães (PT-MG), Mário Assad Júnior (PL-MG), Ricardo Barros (PP-PR), Romel Anízio (PP-MG) e César Bandeira (PFL-MA).

Relator do caso no Conselho de Ética, Gustavo Fruet (PSDB-PR), que pediu a cassação de André Luiz, disse que está preocupado com o resultado da votação:

¿ Ou a Câmara coloca o assunto em pauta e cassa o mandato de André Luiz ou legitimamos a extorsão e enfrentemos depois a opinião pública ¿ disse Fruet.