Título: LULA NÃO É MODELO DE CRISTÃO, DIZ DOM EUGENIO
Autor: Deborah Berlinck e Monica Yanakiew
Fonte: O Globo, 13/04/2005, O Mundo, p. 32

Cardeal afirma que presidente `respeita a Igreja¿, mas o critica por ter comungado na missa do funeral do Papa

CIDADE DO VATICANO E BRASÍLIA. Depois de celebrar ontem uma missa em memória de João Paulo II, na Basílica de São Pedro, o cardeal Dom Eugenio Sales criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: disse que ele não é um modelo de cristão. Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugenio não foi tão longe quanto seu sucessor na Arquidiocese do Rio, o cardeal Dom Eusébio Scheid, que causou polêmica semana passada ao afirmar que Lula ¿não é católico, é caótico¿. Mas também não poupou o presidente.

¿ Ele não é um cristão modelo. Dom Cláudio (o cardeal Dom Claudio Hummes, arcebispo de São Paulo) disse a coisa toda: ele é como muitos católicos no Brasil. Respeita a Igreja e tudo. Mas em algumas coisas é contra. O próprio Severino já recebeu o pessoal do homossexualismo. Está errado isso. Não está certo ¿ disse Dom Eugenio, criticando também o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), que esteve com representantes de movimentos de defesa dos direitos dos gays.

Cardeal afirma que não destrói, mas faz pontes

Dom Eugenio também reagiu à afirmação de Lula de que ¿ após comungar na missa de corpo presente de João Paulo II ¿ era um homem sem pecados:

¿ Não é verdade ¿ disse.

Para o cardeal, o presidente errou ao comungar:

¿ Está errado isso. Não está certo. Mas a questão toda é que ninguém pode saber se antes da comunhão ele se arrependeu. Mas sou contra.

Semana passada, após as críticas de Dom Eusébio, Dom Cláudio defendeu Lula: disse que ele é ¿católico a seu modo¿. Dom Eugenio preferiu não se estender sobre o assunto. Disse que, mesmo quando não concorda com alguém, não é pessoa de destruir, mas de ¿fazer pontes¿:

¿ Uma vez convidei o general (João) Figueiredo (presidente) para um aniversário, na Igreja. Ele veio, não comungou. Eu mantinha esse tipo de relacionamento. Acho que os homens têm que manter pontes.

Planalto não comenta declaração de Dom Eugenio

Aos 84 anos, Dom Eugenio não participará do conclave, restrito a cardeais com menos de 80 anos. Mas já participou da escolha de dois papas, tem bom trânsito no Vaticano e era próximo de João Paulo II, a quem presenteava com mamão papaia. O cardeal se disse impressionado com a capacidade do Pontífice de unir pessoas, mesmo morto:

¿ Vi muçulmanos e judeus juntos no hospital Gemeli para rezar pelo Papa. É algo fantástico, no mundo de hoje, com terrorismo, aparecer alguém que tem uma força tão grande, que morto fez mais do que vivo.

Perguntado se achava positiva a presença de Lula no funeral, disse que sim, mas emendou:

¿ No aniversário de Lula eu não telegrafei para ele. Sou uma pessoa muito independente. Agora, zelo pelas pessoas. No Rio, encontrei-me com ele, de uma forma muito cordial.

Dom Eugenio celebrou ontem a quinta missa em memória de João Paulo II, cercado de dois cardeais que marcaram seu pontificado: Joseph Ratzinger, decano do Colégio dos Cardeais, e Angelo Sodano, ex-secretário de Estado.

O Palácio do Planalto afirmou desconhecer as declarações do cardeal e não comentou o assunto. Assessores de Lula têm evitado polêmicas em torno de declarações sobre a fé do presidente.

COLABOROU: Cristiane Jungblut