Título: EM BUSCA DE ALIANÇAS PARA FORTALECER PALANQUE
Autor: Gerson Camarotti e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 17/04/2005, O País, p. 12

Lula pediu lista de prioridades para PMDB e PT nas eleições estaduais de 2006: esforço para evitar choque de interesses

BRASÍLIA. Pouco antes de viajar para o Vaticano e a África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encomendou duas listas: uma ao aliado PMDB e outra ao PT. Em cada lista, Lula quer as prioridades dos dois partidos para as eleições estaduais de 2006. Depois cruzará os dados para identificar os lugares onde haverá choque de interesses. E já avisou aos petistas: vai trabalhar com o PT para solucionar os impasses e promover alianças que fortaleçam seu palanque da reeleição.

Lula começa a resolver situações de impasse para tentar tirar do páreo em 2006 petistas com potencial de crise com aliados importantes.

¿Vamos ter que antecipar etapas da eleição de 2006¿

O principal exemplo foi a nomeação do deputado Paulo Bernardo (PT-PR) para o Ministério do Planejamento. Além do apoio de Palocci, contou na decisão de Lula o argumento de que Bernardo ficaria afastado da sucessão. Ele é o maior adversário da aliança do PT para a reeleição do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB).

¿ Precisamos nos acertar na política. Não podemos perder tempo. Vamos ter que antecipar etapas da eleição de 2006. A hora é esta ¿ diz o líder do PT no Senado, Delcídio Amaral (MS).

Lula também está mexendo em outro vespeiro: o Distrito Federal. Nomeou para a presidência do Banco Popular do Brasil o ex-deputado federal Geraldo Magela, que perdeu a eleição de governador para o peemedebista Joaquim Roriz em 2002. Com Magela, nome mais forte do PT no DF, ocupando um cargo no Executivo, Lula abre possibilidade de alianças com aliados e adversários.

No auge das negociações para a reforma ministerial, o presidente do PT, José Genoino, avisou aos companheiros: quem for nomeado para um cargo no governo não sairá em abril de 2006 para disputar a eleição.

Lula: ¿Em Alagoas, não quero confusão¿

Lula iniciou aproximação com o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB). PT e PMDB devem estar em palanques diferentes no estado, e o presidente quer um pacto de não-agressão, já que Jarbas deve disputar o Senado. Em Alagoas, Lula chamou o presidente estadual do PT, deputado Carlão, e foi direto:

¿ Em Alagoas, não quero confusão. O PT vai apoiar Renan Calheiros (presidente do Senado) para o governo estadual.

Em conversas com os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Luiz Dulci (Secretaria Geral), expressou seu desejo sobre Minas Gerais:

¿ Se o Zé (Alencar, vice-presidente) quiser, será nosso candidato ao governo de Minas.

Lula tem manifestado interesse em apoiar aliados como Paulo Hartung (ES), Blairo Maggi (MT) e Eduardo Braga (AM), além de candidatos peemedebistas em Santa Catarina, Goiás e Ceará. Na Paraíba, negocia para garantir a vaga de governador ao senador José Maranhão (PMDB-PB) e a de senador para Ney Suassuna (PMDB-PB), que disputa a reeleição.

¿ É preciso desprendimento de lado a lado ¿ diz Suassuna. ¿ Lula tem que falar para os comandos do PT nos estados e ser respeitado. Hoje ele fala para esses dirigentes, mas o que entra por um ouvido sai por outro.