Título: BENTO XVI PEDE MAIS EMPREGOS PARA JOVENS
Autor:
Fonte: O Globo, 02/05/2005, O Mundo, p. 20

Pontífice resgata tradição de mensagens dominicais de João Paulo II. Trabalhadores se manifestam em vários países

CIDADE DO VATICANO. O Papa Bento XVI homenageou os trabalhadores ontem no dia dedicado a eles e comemorado em todo o mundo por centenas de milhares de pessoas.

¿ Desejo que não falte trabalho, especialmente para todos os jovens do mundo, assim como a paz para os povos que sofrem devido à guerra, às doenças e à pobreza ¿ disse o Papa.

A mensagem foi um resgate da tradição estabelecida por João Paulo II, que todo domingo se dirigia aos católicos de todo o mundo. Ele pediu paz no Togo, país africano que vive um período de distúrbios políticos, e enviou uma saudação aos cristãos ortodoxos, que comemoraram ontem a sua Páscoa.

Em Londres, os festejos do Dia do Trabalho foram marcados pela campanha eleitoral, que está em sua reta final. Milhares de pessoas marcharam até a Trafalgar Square, onde houve um comício e apresentações musicais.

Os manifestantes denunciaram o que chamaram de mentiras do primeiro-ministro Tony Blair sobre a guerra no Iraque e um suposto racismo do candidato do Partido Conservador, Michael Howard, cuja principal bandeira na campanha é uma maior dureza nas leis de imigração e de concessão de asilo político. As eleições gerais serão realizadas no dia 5 de maio.

Na capital francesa, Paris, mais de 80 mil trabalhadores pediram aumento de salários, mais emprego e a manutenção do feriado de Pentecostes.

Violência e prisões em Alemanha, Suíça e Turquia

Na Alemanha as manifestações reuniram cerca de 530 mil pessoas, que criticaram as reformas sociais do governo do chanceler (chefe de governo) Gerhard Schroeder. Houve distúrbios em Berlim. Choques com a polícia ocorreram também em Istambul, na Turquia, e em Lucerna, na Suíça.

Nos países de maioria ortodoxa, como Rússia e Grécia, as manifestações sofreram com o fato de as comemorações da Páscoa ocorreram no mesmo dia este ano. Ainda assim, milhares de comunistas desfraldaram bandeiras da extinta União Soviética em Moscou.

Na China, a Praça da Paz Celestial foi o palco das maiores comemorações do Dia do Trabalho, que, no país, marca o início de uma semana de feriado.

Em Calcutá, na Índia, milhares de prostitutas desfilaram para exigir que sua profissão seja legalizada.

www.oglobo.com.br/mundo