Título: PIANISTA MISTERIOSO INTRIGA INGLESES
Autor:
Fonte: O Globo, 17/05/2005, O Mundo, p. 26

Mudo há um mês, homem só se comunica por música

SHEERNESS, Reino Unido. Um mistério sobre a identidade de um pianista vem intrigando o Reino Unido nos últimos dias. Um homem sem documentos foi encontrado desnorteado na pequena cidade inglesa de Sheerness e não fala uma palavra há mais de um mês. Sua única forma de expressão é tocar peças no piano, com uma qualidade de execução considerada excelente.

A história do pianista misterioso começou no dia 7 de abril, quando ele foi encontrado por autoridades do serviço social caminhando encharcado de terno e gravata, aparentemente sem destino, com um ar assustado. Depois de ter sido levado para um abrigo do governo, não foi possível conversar com ele. Um funcionário teve a idéia de dar um pedaço de papel e um lápis para o homem, que tem entre 25 e 30 anos. Em vez de tentar se comunicar com os assistentes sociais, ele desenhou, detalhadamente, um piano de cauda.

- Quando o levamos para o piano da capela, foi impressionante. Na primeira vez, ele tocou por várias horas, sem parar - disse Michael Camp, o assistente social responsável pelo caso, que divulgou um pedido de identificação para todo o país.

Segundo as pessoas que participam do tratamento do pianista, ele não disse qualquer palavra desde que foi encontrado. Intérpretes de polonês, lituano e letão foram chamados, pois se pensou que ele poderia ser de algum país da Europa Central ou Oriental, mas ele também não pareceu entender estes idiomas.

Psiquiatras afirmam que há uma grande possibilidade de ele ter sofrido algum trauma psicológico. No país, o caso está sendo comparado ao do pianista David Helfgott, que depois de sofrer um colapso nervoso voltou a tocar. A história foi contada no filme "Shine - Brilhante".

Legenda da foto: O PIANISTA: busca de identidade