Título: CAÇA-NÍQUEIS: INDÍCIOS DE SONEGAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 14/06/2005, Rio, p. 13

Notas frias são achadas em empresa e 15 PMs suspeitos de ligação com o jogo são soltos

Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) encontraram ontem talonários com notas frias, algumas com datas vencidas, num depósito de manutenção de caça-níqueis da West Rio Games, em Padre Miguel. Segundo o delegado Milton Olivier, o material é um indício de que a empresa - que seria de Rogério Andrade, sobrinho do falecido Castor de Andrade - sonega impostos. Quando os policiais chegaram, não havia qualquer funcionário na empresa.

- Era a comprovação que faltava para processar os responsáveis pela empresa pelo crime de sonegação - disse o delegado.

Além das notas, o delegado encontrou um manual de funcionamento de máquinas da empresa International Amusement Manufacturing Company, com sede em Barcelona, na Espanha. Segundo ele, isso também pode comprovar que os caça-níqueis são importados. Nesse caso, de acordo com o delegado, caso os proprietários não apresentem notas fiscais, fica caracterizado o crime de contrabando.

Segundo Olivier, comerciantes que insistirem em manter caça-níqueis em seus estabelecimentos também poderão ser processados por sonegação:

- Eles também devem pagar impostos pelo funcionamentos dessas máquinas.

Outra medida é indiciar por formação de quadrilha os 15 PMs acusados de envolvimento com a máfia de caça-níqueis. Ontem, no entanto, todos eles foram soltos após o fim do prazo de 72 horas da prisão administrativa. Em nota, a PM informou que instaurou inquérito policial-militar (IPM) para investigar o envolvimento dos policiais que aparecem em fitas de vídeo acompanhando a instalação de caça-níqueis na Zona Oeste.

Policiais civis vão recolher hoje os chips de todas os caça-níqueis apreendidos. Segundo o diretor do ICCE, Liu Tsun Yaei, a perícia nos chips mostrará se o jogo é de azar ou não, o que depende das chances que o jogador tem de ganhar.

Legenda da foto: O DELEGADO Milton Olivier mostra o chip de uma das máquinas