Título: BRASIL VAI DAR PRIORIDADE A GÁS NATURAL
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 16/06/2005, Economia, p. 31

Ministra anuncia para outubro licitação para exploração de petróleo

BRASÍLIA. O Brasil pretende dar prioridade à produção local de gás natural, diminuindo sua dependência externa, informou ontem a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, ao anunciar que a sétima Rodada de Licitação de Áreas para Exploração e Produção de Petróleo ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro.

- Estamos fazendo grande esforço de nacionalização de nossa oferta de gás no campo de Mexilhão (na Bacia de Santos) e na Bacia do Espírito Santo - disse ela, pouco antes da solenidade de assinatura da medida provisória de desoneração tributária.

A ministra disse ainda que a construção do gasoduto latino-americano (Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai) é de grande importância principalmente para Chile e Argentina, que querem resolver o problema o mais rapidamente possível. Os dois países querem concluir a obra em até um ano e oito meses.

- O gasoduto aumenta a segurança da região. Vai de Pisco, na costa do Peru, ao Norte do Chile, e terá 1.200km. Ele se conecta à rede de gasodutos já existente e vai transportar 35 milhões de metros cúbicos ao dia - afirmou.

Projeto terá apoio do BID e do Banco Mundial

A ministra admitiu que o gasoduto cria uma alternativa ao gás boliviano para a região. Mas informou que o presidente do Peru fez um convite para que a Bolívia participe do empreendimento.

O investimento da Petrobras nos gasodutos - que inclui o trecho de 500 quilômetros entre Uruguaiana e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul - será de longo prazo. A participação mais decisiva no empreendimento será da Argentina e do Chile. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial, no entanto, também participarão dando o seu apoio ao projeto.