Título: DIRCEU: 'SAIO DE MÃOS LIMPAS, DE ALMA LEVE'
Autor: Monica Tavares e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 22/06/2005, O País, p. 5

Ex-chefe da Casa Civil pretende descansar e diz que não vai participar da CPI dos Correios

BRASÍLIA. Em seu discurso de despedida da Casa Civil, José Dirceu repetiu que saía de mãos limpas, de alma leve, e foi muito aplaudido pelos colegas. Ao se dirigir ao púlpito, saudou a platéia com o punho erguido, num gesto de resistência. Discursou com a voz embargada e confessou estar entristecido, porque sua paixão sempre foi eleger Lula presidente e governar o Brasil.

Dirceu não perdeu a oportunidade, entretanto, de dar uma estocada nos que defenderam sua saída. No balanço que fez dos 30 meses como chefe da Casa Civil, lembrou que, como articulador político até fevereiro de 2004, conseguiu a coesão da base aliada para a aprovação das três reformas - tributária, previdenciária e do Judiciário - além de garantir uma maioria programática e parlamentar para o governo Lula.

Também lembrou que, em sua gestão, as contas do governo de 2003 e 2004 foram aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas da União.

Depois da cerimônia, perguntado se se referia à desarticulação política a partir de 2004, ele foi irônico:

- Eu falei da minha parte...

Lula diz estar com a consciência tranqüila

Sentado ao lado de Dirceu, Lula permaneceu o tempo todo meio cabisbaixo. Na hora dos cumprimentos, os amigos mais próximos, como o ator José de Abreu, tentaram em vão animá-lo. A todos que o abraçavam, o presidente dizia estar com a consciência tranqüila.

O único evento de Dirceu na Câmara esta semana será o discurso de hoje. Na sexta-feira ele irá para São Paulo, onde pretende descansar. Ele disse que na Câmara vai legislar, e que não pretende participar da CPI dos Correios.