Título: 'IMAGINA SE VOU DUELAR COM JEFFERSON'
Autor: Monica Tavares e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 22/06/2005, O País, p. 5

Ex-chefe da Casa Civil diz que evitará confronto porque não há acusação sem provas

BRASÍLIA. O ex-guerrilheiro José Dirceu (PT-SP), já despido do poder que durante 30 meses fez dele a eminência parda do governo Lula, chega hoje à Câmara dos Deputados sem disposição para pegar em armas e duelar com Roberto Jefferson (PTB-RJ). Cansado e entristecido, diz que não irá para o centro do ringue, para onde tenta atraí-lo seu acusador, porque não há acusação sem provas testemunhais e documentais.

Dirceu deixou o governo sem uma palavra pública do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua saída. Na cerimônia de posse da nova chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ontem no Palácio do Planalto, Lula, quebrando o hábito, não discursou. O ex-ministro marca seu retorno à Câmara com um discurso às 15h.

- Não vai ter duelo, não vai ter ringue. Imagina se vou duelar com Roberto Jefferson! Ele deve estar me confundindo com outra pessoa. No meu discurso não haverá uma só palavra sobre ele - adiantou Dirceu momentos antes de ir para a despedida no Planalto, quando ainda estava em casa.

Desde cedo, Dirceu recebeu amigos e parlamentares petistas. O primeiro foi o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), que fez uma brincadeira com a mansão da Península dos Ministros que Dirceu terá de abandonar.

- Vou vender meu Tempra velho para tentar comprar uma casa dessas...

Ao sair para se despedir do visitante, Dirceu brincou com o labrador Negão.

- O que você tem que está agitado hoje, Negão?

Na última entrevista aos jornalistas no Planalto, Dirceu não descartou uma volta ao governo. Ele garantiu que sua saída não se dera em função das denúncias, e que fora uma decisão política.

- Se vou voltar? Só o presidente Lula sabe...

Ele disse que não volta à Câmara para responder às denúncias de Jefferson, mas para ajudar o governo e seu partido, como deputado:

- Não tenho nada que responder porque não sou réu. Passei 30 meses no governo sem nenhum processo.

Legenda da foto: DIRCEU BRINCA com Negão: "Se eu vou voltar? Só o presidente sabe"