Título: Saúde faz campanha contra hanseníase
Autor:
Fonte: O Globo, 22/10/2004, O país, p. 4

O Ministério da Saúde anunciou ontem que vai realizar campanha contra a hanseníase nos 206 municípios que respondem por mais de dois terços dos gastos registrados no país com o tratamento da doença. O ministério também vai incluir os portadores de hanseníase como beneficiários do programa Bolsa Família, do governo federal. O ministro da Saúde, Humberto Costa, disse durante o lançamento da campanha que não faltarão recursos para o combate à doença.

Para essas cidades, o governo vai ampliar o número de profissionais treinados para diagnosticar e tratar a hanseníase, bem como o número de centros de saúde capacitados para acolher os pacientes. Para encorajar as autoridades locais a integrar a luta contra o mal, o ministério vai divulgar a situação da doença nos municípios a cada três meses.

Humberto Costa: ¿Vamos gastar o que for necessário¿

Humberto Costa afirmou que pretende visitar as cidades que conseguirem eliminar a doença para entregar uma carta de reconhecimento ao governador do estado e ao prefeito.

¿ Os recursos para combater a hanseníase serão ilimitados. Nós vamos gastar o que for necessário para combate a hanseníase e a tuberculose ¿ disse o ministro.

Humberto Costa divulgou ontem uma série de documentos que relatam a situação das ocorrências da hanseníase em todos os estados brasileiros. O material, intitulado ¿Cartas de Eliminação da Hanseníase¿, traz os coeficientes de incidência da doença e deverá servir como base para a formulação de uma estratégia mais agressiva de combate ao mal.

A meta do governo, anunciada diante da Organização Mundial de Saúde (OMS) há dois anos, é reduzir a ocorrência da hanseníase no Brasil a um caso a cada dez mil habitantes. Segundo o ministro da Saúde, é prioridade absoluta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o cumprimento desse compromisso.

Brasil registrou 79.908 casos de hanseníase em 2003

Atualmente, o país ainda apresenta índices considerados altos pela OMS: uma média de 4,52 casos a cada grupo de dez mil habitantes. Em números absolutos, 79.908 casos da doença foram registrados no ano passado. A hanseníase é mais comum nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O estado com mais ocorrências registradas é Mato Grosso, com 22,11 por dez mil habitantes. Em seguida vem Tocantins, com 17,92, e Maranhão, com 16,93. A melhor média nacional é do Rio Grande do Sul, onde o coeficiente é 0,24. No Rio de Janeiro, a ocorrência é de 3,98 casos por dez mil habitantes.