Título: `Produto de uma investigação ilegal¿
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 22/10/2004, O país, p. 5

A íntegra da nota divulgada pelo secretário de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, depois de consulta à Abin:

¿A direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) me comunicou hoje (21/10) que as fotos publicadas na imprensa durante esta semana não correspondem ao jornalista Vladimir Herzog, morto pela repressão em outubro de 1975.

¿Na noite de ontem, solicitei à direção da Abin um levantamento sobre o assunto, que tem sido alvo de reportagens nos últimos dias. Recebi hoje a informação de que as fotos não correspondem ao jornalista Herzog. Elas são produto de uma investigação ilegal conduzida no ano de 1974 pelo antigo Serviço Nacional de Informações (SNI). Por violar a vida privada dos fotografados, estou impedido ¿ moral e legalmente ¿ de revelar os nomes das pessoas na fotografia.

¿Assim que fui informado, comuniquei o fato a Clarice Herzog, viúva de Vladimir Herzog, a quem transmiti os sentimentos de solidariedade. Hoje à tarde levei a informação ao conhecimento do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. ¿Nilmário Miranda, secretário especial dos Direitos Humanos¿