Título: POLÍCIA SAUDITA MATA LÍDER LOCAL DA AL-QAEDA
Autor:
Fonte: O Globo, 04/07/2005, O Mundo, p. 18

Terrorista preparou atentados no país

RIAD. Forças de segurança da Arábia Saudita mataram ontem um líder local da rede terrorista al-Qaeda, em Riad. Segundo o Ministério do Interior, o marroquino Younis Mohammad Ibrahim al-Hayyari participou de vários ataques recentes no país e ajudou a preparar explosivos. Ele foi morto depois de um tiroteio no qual chegou a atirar granadas na polícia.

O nome de Hayyari está no topo da lista de 36 suspeitos de serem membros da al-Qaeda, divulgada pelo governo saudita semana passada.

¿Ele foi nomeado recentemente por seus colegas para ser o líder, depois da morte dos seus antecessores¿, informou o governo num comunicado.

A Arábia Saudita vem combatendo militantes da al-Qaeda desde maio de 2003, quando eles iniciaram uma campanha de violência com ataques suicidas em uma área residencial de estrangeiros em Riad. A rede terrorista quer expulsar os não-muçulmanos do país, onde estão dois dos lugares mais sagrados para o Islã ¿ Meca e Medina ¿ e derrubar a monarquia absolutista do país pró-Ocidente.

Os ataques terroristas mataram 91 estrangeiros e civis sauditas e feriram 510 pessoas, disse Turki al-Faisal, embaixador saudita em Londres e ex-chefe de inteligência. Foram mortos 41 membros das forças de segurança e 218 ficaram feridos. Entre os militantes foram 112 mortes e 25 feridos. As perdas materiais foram estimadas ao todo em cerca de US$270 milhões.