Título: Líderes se reúnem hoje na Alerj
Autor: Isabel Braga, Jailton de Carvalho e Valderez Caeta
Fonte: O Globo, 25/10/2004, RIO, p. 11

Os 12 membros da CPI que investigou a gestão de Waldomiro Diniz na presidência da Loterj vão se reunir hoje, às 12h, com o presidente da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), e com líderes dos partidos, no gabinete da presidência, para analisar as denúncias sobre o caso publicadas na revista ¿Veja¿. Segundo a reportagem, o deputado federal André Luiz (PMDB-RJ) tentou extorquir até R$ 4 milhões do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, para livrá-lo da CPI. Depois do encontro, convocado por Picciani, os deputados darão entrevista coletiva.

O relatório da CPI da Loterj será posto em votação amanhã, às 13h, numa sessão extraordinária, segundo nota divulgada anteontem por Picciani. Publicado no Diário Oficial do Legislativo em 1 de setembro, o relatório propõe a prisão de Waldomiro e Cachoeira e a anulação do contrato da Loterj com a empresa do bicheiro, entre outras providências.

Na Alerj, parlamentares defendem uma investigação rigorosa por parte da Câmara dos Deputados e até a cassação do mandato de André Luiz caso as denúncias sejam comprovadas. O deputado estadual Paulo Melo (PMDB), um dos relatores da CPI da Loterj, reagiu com indignação às denúncias. Numa das gravações divulgadas por ¿Veja¿, André Luiz afirma que Melo faz parte do esquema.

¿ Isso é uma loucura. Ele (André Luiz) não pertence ao nosso grupo político. Nunca dormi na casa dele. Tudo tem de ser apurado. A Alerj precisa tomar uma posição e pedir a abertura de um processo contra o deputado na Câmara ¿ diz Melo.

O senador Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ) também repudiou o uso de seu nome por André Luiz (num trecho da gravação, o deputado diz que Sérgio Cabral fazia parte de seu grupo). Para o senador, ¿trata-se de um caso gravíssimo de extorsão, que deve ser apurado rigorosamente pelas autoridades policiais e pelo parlamento¿. Segundo Sérgio Cabral, suas relações com André Luiz limitam-se ao fato de integrarem o mesmo partido. O senador informou que pedirá ao Conselho de Ética do PMDB que interpele André Luiz.

Os deputados Alessandro Molon e Carlos Minc, do PT, também pregam a apuração rigorosa do caso. Molon disse que pedirá ao Ministério Público federal para investigar as denúncias, já que, segundo ele, a Alerj está sob suspeição. Minc solicitará à Câmara a abertura de CPI para apurar o caso.

O presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho, não quis comentar as denúncias. O deputado André Luiz foi procurado no Rio e em Brasília, mas não foi encontrado. O centro social de André Luiz e de sua mulher, a deputada estadual Eliana Ribeiro (PMDB), em Bangu, Zona Oeste do Rio, estava fechado ontem.