Título: Escolhas de Lula
Autor: Tereza Cruvinel
Fonte: O Globo, 09/07/2005, O Globo, p. 2

A escolha de Luiz Marinho, presidente da CUT, para o Ministério do Trabalho, foi muito criticada ontem. A oposição bateu pesado, falando em aparelhamento do ministério pelo braço sindical do PT. Alguns petistas lamentaram, porque entendem que a hora é ampliar e despetizar o governo mesmo. Muita gente lembrou a escolha do desastrado Rogério Magri por Collor. O Ministério do Trabalho movimenta recursos volumosos do FAT, cuja administração exigirá de Marinho inteira transparência.

Mas a escolha teve defensores ardorosos fora do PT, como o ex-ministro do Trabalho no governo Fernando Henrique Cardoso, deputado Francisco Dornelles:

- O presidente Lula fez um gol. Marinho é uma pessoa inteligente, preparada e sensata, conhece como poucos as questões trabalhistas. Com sua escolha, as portas do ministério voltarão a se abrir para as centrais sindicais e os trabalhadores, sem distinção, tenho certeza.

A reforma de Lula será concluída na semana que vem. O ministro Aldo Rebelo, mesmo sabendo que deixará o cargo, ainda trabalhava ontem em busca de uma solução que contente o PP. Depois que foi inviabilizada a escolha do deputado Delfim Netto para as Comunicações, pasta de que o PMDB não abriu mão, Lula mandou que se sondasse o embaixador José Botafogo Gonçalves para a pasta da Previdência. Na conversa que terá com Lula na segunda-feira, o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, dirá que o PP nada reivindica, mas que o presidente poderá escolher um dos nomes da bancada, se quiser. Ou seja, descartará a eventual escolha de Botafogo como um atendimento ao partido.

Mas há também muita gente dizendo a Lula que, tendo dado três ministérios ao PMDB e já tendo podado a cota do PT, não deve agora preocupar-se tanto com o Congresso. Devia buscar ampliar seus apoios na sociedade. Fez um sindicalista ministro, agora deveria fazer um empresário.