Título: EX-ADVOGADO DA TELEMAR AGORA NO TRF
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 13/07/2005, O País, p. 9

Novo desembargador foi nomeado por Lula a partir de lista da OAB

O advogado Messod Azulay Neto, até maio gerente jurídico da Telemar, foi nomeado para uma vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio e Espírito Santo). A nomeação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Azulay era funcionário da operadora desde antes da privatização, em 1998, quando a companhia ainda era a estatal Telerj.

Para chegar à vaga (sua nomeação foi publicada no Diário Oficial no início deste mês), o advogado Azulay passou por um rito normal para todos que concorrem a vagas no TRF. Primeiro foi indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio com mais cinco colegas. Os nomes foram levados para Brasília já em companhia de mais seis indicados pela OAB do Espírito Santo.

Os 12 indicados, entre eles Azulay, foram submetidos ao conselho da Ordem, em Brasília, formado por 87 membros (são três de cada uma das 27 seccionais no país, mais os membros honorários da OAB nacional). Dos 12, seis foram escolhidos e retornaram ao Rio. Aqui os 27 desembargadores do TRF escolhem três. Os nomes então foram submetidos ao presidente Lula, que escolheu Azulay.

Advogado de notório saber jurídico e de reputação ilibada (perfil exigido para os postulantes à vaga) Azulay tem mais de dez anos de atividade profissional. É autor da obra "O novo cenário das telecomunicações no direito brasileiro". Ele assumiu o cargo na vaga do quinto constitucional deixada pelo desembargador federal Ney Fonseca, que se aposentou no ano passado.