Título: FH E SERRA DISCUTIRAM RISCO DE IMPEACHMENT
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 26/07/2005, O País, p. 10

Tucanos dizem que não haverá outra saída se for estabelecida ligação de presidente com esquema

BRASÍLIA. A possibilidade de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tema de um jantar no domingo, em São Paulo, do qual participaram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o prefeito de São Paulo, José Serra, entre outros. O encontro ocorreu na casa do cientista político José Arthur Gianotti e nele Fernando Henrique afirmou que o PSDB não se furtará a pedir a abertura de um processo por crime de responsabilidade caso se estabeleça uma conexão direta entre Lula e o esquema entre PT e seu operador Marcos Valério.

¿ Na conversa que tive com o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça), disse que não fomos nós que minamos o terreno. E que se uma mina explodir, não terá jeito ¿ disse Fernando Henrique, segundo um dos convidados.

Para os tucanos, não há acordo possível em tais circunstâncias, mesmo reconhecendo que o processo será traumático. O drama, segundo os presentes ao jantar, é que Lula mantém uma alta popularidade, apesar da crise e das denúncias e suspeitas contra seu governo.

Com o cenário atual ¿ Lula com popularidade alta e sem ligação direta com o escândalo ¿ tanto Fernando Henrique quanto Serra avaliam que o partido não deve se antecipar e que é mais prudente agir somente depois que a investigação indicar a existência de fatos concretos.

Serra elogia tucanos que integram CPI dos Correios

Serra, que chegou ao encontro acompanhado pelo ex-líder do PSDB Jutahy Magalhães Junior, elogiou a atuação dos representantes do PSDB na CPI dos Correios e dos líderes do partido na Câmara e no Senado por não darem trégua ao presidente e ao governo.

O deputado Raul Jungmann, ministro da Reforma Agrária no governo Fernando Henrique, afirmou, referindo-se a suspeitas e indícios já obtidos pelas investigações, que, em breve, os fatos vão chegar ao presidente. E, embora todos tenham afirmando acreditar que Lula é um homem correto, não há como fazer qualquer acordo se ficar estabelecido, por exemplo, qualquer tipo de relação dele ou de seus parentes com Marcos Valério.