Título: PLANALTO MONITORA PREPARAÇÃO DE DIRCEU PARA DEPOIMENTO
Autor: Cristiane Jungblut e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 29/07/2005, O País, p. 11

BRASÍLIA. Discretamente, o Palácio do Planalto está monitorando a preparação do deputado José Dirceu (PT-SP) para seu depoimento no Conselho de Ética, na semana que vem. Dirceu vem sendo procurado por amigos, como o ministro Jaques Wagner, articulador político do governo. Wagner telefonou ontem para o ex-ministro e almoçou com ele na segunda-feira da semana passada. Dirceu tem dito que está tranqüilo, que responderá a todas as perguntas e que não entrará em provocações dos adversários.

O temor no Planalto é com a reação do ex-chefe da Casa Civil a acusações de parlamentares, principalmente de Roberto Jefferson (PTB-SP), de que foi o mentor do esquema montado pelo PT para ampliar e sustentar a base no Congresso. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo tem dito a integrantes do governo, espera que Dirceu possa rebater as acusações de Jefferson.

Lula acredita que Dirceu dará todas as explicações

Segundo interlocutores, o presidente confia que Dirceu conseguirá dar as respostas. Lula tem repetido que está cansado de ser surpreendido diariamente com novas revelações sobre o comportamento do PT e que não gostaria que isso se repetisse na semana que vem, durante o depoimento de Dirceu. O presidente estaria muito mais irritado com comportamentos como o do ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira, que teve benefícios pessoais, como o Land Rover que ganhou de presente de uma empresa.

Assessores do deputado têm entrado em contato com antigos assessores de Dirceu na Casa Civil para checar dados, como datas de encontros por exemplo.