Título: Fidel suspende uso de dólar no comércio
Autor:
Fonte: O Globo, 26/10/2004, O Mundo, p. 29

Cinco dias depois de sofrer uma queda, o presidente de Cuba, Fidel Castro, apareceu ontem em público, com o habitual uniforme verde e braço na tipóia, para anunciar novas medidas de restrição econômica. Entre essas medidas está a suspensão do uso de dólares no comércio cubano e sua substituição pelo peso livremente conversível.

¿ A partir de 8 de novembro, o peso conversível começará a circular em substituição ao dólar dos EUA em território nacional ¿ disse Fidel em pronunciamento na TV.

Ele acrescentou:

¿ A população pode manter em seu poder, sem restrições de qualquer tipo, dólares dos EUA ou qualquer outra moeda conversível, em qualquer quantidade.

A medida responde ao endurecimento da política dos EUA em relação à ilha e a pressões de bancos estrangeiros para impedir que Cuba deposite no exterior dólares obtidos em seu território. Afeta não apenas cubanos, mas também estrangeiros no país.

Fidel havia liberado o uso de dólares no comércio em 1993, depois de uma crise provocada pelo fim da União Soviética, que respondia pela principal ajuda externa a Cuba.