Título: CRISE POLÍTICA AFETA CONFIANÇA DO CONSUMIDOR
Autor: Sabrina Valle
Fonte: O Globo, 30/07/2005, Economia, p. 25

Avaliação é a pior desde abril de 2004: 37,3% acham que economia piorou

A confiança do consumidor brasileiro voltou a cair em julho, pelo segundo mês consecutivo, mostrou pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desta vez, o agravamento da crise política se somou ao arrefecimento da economia para explicar a deterioração da confiança dos entrevistados, consultados entre 1º e 20 de julho. A proporção dos consumidores que consideram o desempenho da economia do país mais fraco do que há seis meses aumentou de 35,6% no mês passado para 37,3% agora, a pior avaliação desde abril de 2004.

- Começaram a surgir manifestações espontâneas dos entrevistados, mas não dá para saber o que pesa mais para a piora, a situação política ou a econômica - diz o economista da FGV Aloisio Campelo, coordenador da Sondagem de Expectativas do Consumidor.

A expectativa dos consumidores piorou quanto à situação do país, mas ficou de estável a melhor em relação a sua própria família. A proporção dos que esperam um futuro pior nos próximos seis meses caiu de 7,9%, em junho, para 6,2% em julho. Isso pode ser explicado pela possível percepção de que o desaquecimento da economia chegou ao fundo do poço e tende a melhorar nos próximos meses, aliada à expectativa de queda da taxa de juros.

Segundo a FGV, essa confiança no futuro também pode estar por trás do aumento do endividamento dos consumidores: dos 1.508 entrevistados, só 12,9% disseram ter conseguido poupar em julho. A parcela dos consumidores otimistas em relação à situação do país nos próximos seis meses caiu de 32,9%, em junho, para 29,6% em julho.