Título: SINTONIZADOS NO DEPOIMENTO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 03/08/2005, O País, p. 9

Público de bares e restaurantes assiste à fala de Dirceu no Conselho de Ética

O público começou a ocupar calçadas e mesas a partir das 15h. Com dez aparelhos de TV ligados no canal que transmitia o depoimento do ex-ministro e deputado federal José Dirceu (PT), o bar Amarelinho atraiu velhos freqüentadores e o público que passava pela Cinelândia ontem, no Centro do Rio. O cartunista Jaguar parou para tomar um chope e aproveitou para ver o combate entre Dirceu e o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ):

¿ Vamos assistir a uma peleja dos tempos da Idade Média. É como se fosse também uma final do Myke Tyson. Isso é melhor que novela da Globo ¿ exclamou o humorista.

Jaguar criticou o comportamento de alguns parlamentares que, segundo ele, usam os depoimentos como palanque e os transformam num ¿circo¿. O humorista elogiou, no entanto, as investigações e acha que depois dessas denúncias de corrupção expostas na mídia os políticos vão pensar duas vezes antes de roubar.

¿ Isso é uma grande festa, um circo. Quem ganha são os pipoqueiros, que aumentam as vendas na porta dos locais de transmissão e os humoristas. Somos a única categoria que não pode reclamar da crise ¿ disse, entre um gole e uma olhada na TV.

O vereador Brizola Neto foi almoçar no Amarelinho com dois advogados que trabalham em seu gabinete e se sentou em frente ao maior aparelho de TV do bar.

¿ Estamos na primeira fila e na expectativa de ouvir o Dirceu esclarecer tudo, principalmente as denúncias do Roberto Jefferson ¿ disse o neto de Leonel Brizola.

O aposentado Aristeu Leandro tinha compromisso, mas também parou alguns minutos para assistir ao depoimento. Ele votou em Lula e espera que o presidente saia ileso.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também assistiu a trechos do depoimento ao lado do presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrel, no Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.

No Centro, as lojas de eletrodomésticos que deixaram alguns aparelhos de TV ligados no depoimento também atraíram o olhar de curiosos. Mas a maioria evitou deixar todas as TVs ligadas. Segundo o gerente de uma loja na Rua Uruguaiana, Osmar Souza e Silva, a norma é não sintonizar os aparelhos em jogos de futebol nem em CPIs:

¿ É para evitar roubos e tumulto.