Título: GUIMARÃES: IMÓVEL DE EX DE DIRCEU ERA CARO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 03/08/2005, O País, p. 9

Petista diz que não tinha dinheiro e sugeriu a compra do apartamento a advogado de Valério

SÃO PAULO. O petista Ivan Guimarães, que foi presidente do Banco Popular, explicou ontem que negociou com o sócio de Marcos Valério Fernandes de Souza, o advogado Rogério Tolentino, a compra do imóvel que pertencia à psicóloga Maria Ângela da Silva Saragoça, ex-mulher do deputado José Dirceu (PT-SP). A negociação teria se dado porque Guimarães não teria R$115 mil para pagar pelo imóvel. Por isso, sugeriu a Tolentino que comprasse o imóvel e então alugasse para ele mesmo. O apartamento foi alugado por R$650.

¿ Ao conversar com o sr. Rogério Tolentino, falei que estava em busca de um imóvel em São Paulo, e ele me disse que tinha interesse em adquirir um imóvel nessa cidade, desde que fosse alugado. Como a compra estava acima do que eu esperava, concordamos que eu alugaria, e com isso ele adquiriu o imóvel ¿ disse Guimarães ao ¿Jornal Nacional¿, da TV Globo

Por escrito, Guimarães confirmou que a ex-mulher do deputado José Dirceu não tinha qualquer conhecimento sobre quem seria o comprador do seu apartamento:

¿ A sra. Ângela não sabia quem era o comprador até o ato da compra, pois é política da imobiliária não deixar que vendedor e comprador se reúnam antes do fechamento do contrato de compra e venda.

Guimarães diz que conheceu Tolentino em 2003, apresentado por Valério, ¿que por sua vez conheci no Banco do Brasil quando era assessor especial da presidência¿. Guimarães continua:

¿ Mantive com ambos uma relação cordial, sem relação com assuntos ligados ao meu trabalho.

Decisões do Banco Popular eram colegiadas

Guimarães esclareceu ainda que, como diretor-presidente do Banco Popular, não tinha autonomia para realizar qualquer gasto ou compra e que todas as decisões foram tomadas de forma colegiada.

Ele ainda destaca que não tem qualquer tipo de relação pessoal com José Dirceu, ¿que não seja partidária¿.

¿ Nunca estive com ele em reunião privada desde o início deste governo ¿ garantiu.

Ao ¿Jornal Nacional¿, o petista ainda explicou que em relação à publicidade do Banco Popular já prestou todos os esclarecimentos ao Senado, à Controladoria Geral da União e ao Tribunal de Contas da União.