Título: CÂMARA FAZ HOMENAGEM PELOS 80 ANOS DO GLOBO
Autor:
Fonte: O Globo, 03/08/2005, O País, p. 16

Presidente Lula manda mensagem saudando todos os funcionários do jornal, `patrimônio da imprensa brasileira¿

BRASÍLIA. A Câmara dos Deputados realizou ontem sessão solene em homenagem ao aniversário de 80 anos de fundação do GLOBO. O presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP-PE), abriu a sessão elogiando a evolução do jornal e lembrando de sua fundação, por Irineu Marinho, em 29 de julho de 1925, quando o país vivia sob estado de sítio:

¿ Falar do GLOBO é uma forma de louvar a inabalável capacidade de realização e de superação do povo brasileiro e de celebrar o fortalecimento da democracia e o exercício pleno da cidadania ¿ disse Severino.

Pefelista elogia visão dos fundadores do jornal

Um dos autores do requerimento da sessão solene, o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA) afirmou que o sucesso das Organizações Globo se deve à visão dos fundadores do jornal, que privilegiaram o conceito da informação:

¿ Num país como o Brasil, o jornal continuará sendo a referência para tudo o que ocorre de informação.

O deputado Paulo Delgado (PT-MG) falou por seu partido e destacou a oportunidade da homenagem num momento de turbulência política que, segundo ele, não pode ser creditado nem à imprensa nem aos jornalistas. Para Delgado, O GLOBO tem a tradição de interpretar os fatos com isenção, elevando a qualidade da informação.

¿ A maneira como O GLOBO interpreta a notícia e o fato é uma das formas mais criativas de ser leal e harmônico com a maior característica que tem o povo brasileiro ¿ disse o petista, para quem O GLOBO é, já em seu nome, o mais global dos veículos brasileiros.

O deputado Márcio Fortes (PSDB-RJ) lembrou sua infância, quando O GLOBO era um vespertino que ele comprava para sua avó:

¿ Uma senhora de extrema sabedoria, mas que não havia recebido educação formal, era originária do campo, tinha sido educada na fazenda. E ela lia O GLOBO porque ele traduzia aquilo que era importante, ou seja, dava a noção perfeita do jornalismo atualizado.

O líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ), disse que O GLOBO é um jornal que enfrenta o desafio de formar opinião:

¿ Quando chegamos ao Parlamento, a discussão é em cima do que a Tereza Cruvinel escreveu, do que o (Jorge Bastos) Moreno publicou sábado, na sua coluna, é sobre a manchete do GLOBO. Isso, na minha opinião, é o grande desafio. Não apenas veicular uma notícia, mas formar a opinião da sociedade.

O presidente do PMDB, Michel Temer (SP), ressaltou o caráter plural da linha do jornal:

¿ O GLOBO não é um jornal carioca; é apenas sediado no Rio. Mas é um jornal, como o próprio nome diz, universal.

A sessão também foi solicitada pelos deputados Carlos Nader (PL-RJ) e Mauro Benevides (PMDB-CE), que discursaram, bem como o deputado Josias Quintal (PMDB-RJ). Na sessão, O GLOBO foi representado pelo diretor de Redação, Rodolfo Fernandes. O ministro Marcos Villaça, do Tribunal de Contas da União, integrante da Academia Brasileira de Letras, também esteve presente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou ontem o ministro Jaques Wagner (Relações Institucionais) para representá-lo nas comemorações dos 80 anos do GLOBO no Teatro Municipal. Lula mandou uma mensagem ao vice-presidente das Organizações Globo João Roberto Marinho, na qual destaca que O GLOBO é um ¿patrimônio da imprensa brasileira¿.