Título: MST E CONTAG PROMETEM IR ÀS RUAS DEFENDER MANDATO
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 8

Presidente é aplaudido por oito mil pessoas e enfrenta protesto de homem vestido de palhaço

GARANHUNS (PE). Apesar do protesto isolado do produtor cultural Genivaldo de Melo Costa, que invadiu a área de segurança vestido de palhaço e tentou entregar ao presidente ¿uma mala preta cheia de real, porque os dólares estão escondidos na cueca¿, Lula foi aplaudido por cerca de oito mil pessoas e ganhou apoio do MST e da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Agricultura (Contag).

Os líderes dos dois movimentos prometeram ir às ruas lutar pela manutenção do mandato de Lula. O Movimento Pernambucano de Mulheres contra o Desemprego exibiu faixas com as inscrições: "A estrela não se apaga, o sonho não acabou" e "Lula, nós também somos PT, o sonho continua".

Ao chegar à Praça Guadalajara, Lula foi saudado com ¿Asa Branca¿, de Luiz Gonzaga, cuja letra indaga ras razões de "tamanha judiação". O coordenador regional do MST, Jaime Amorim, voltou a pedir prioridade para a reforma agrária e criticou o modelo econômico adotado pelo governo petista. Mas, ainda assim, disse ser um dos que se somam à defesa do presidente:

¿ Nós, como a maioria do povo brasileiro, temos o compromisso de não deixarmos que esse momento histórico, conquistado depois de muita violência contra o povo, possa descambar para que as elites voltem ao poder que marcou os 500 anos de História do Brasil. Vamos segurar a bandeira da ética, da moral e contra a corrupção e não vamos nos deixar dominar por aqueles que querem derrubá-las. Nossa bandeira, presidente, não é a do atraso, e, se for preciso, vamos para as ruas para defender o o seu mandato, porque o povo quer dignidade e justiça social ¿ disse Amorim, ganhando depois um abraço caloroso do presidente.

Presidente da confederação faz balanço do governo

Após fazer um balanço dos benefícios do governo petista para os pequenos agricultores, o presidente da Contag, Manoel Santos, afirmou:

¿ Presidente, não vamos às ruas. Nós já estamos nas ruas. O presidente quebrou o fantasma do preconceito, porque as elites diziam que ele não saberia governar. Nos vamos sim às ruas dizer que Lula é de fato nosso presidente, que queremos ele agora e depois. Nosso apoio não é incondicional, mas em cima de propostas e programas.

A Federação dos Trabalhadores de Agricultura de Pernambuco (Fetape) enviou 150 ônibus de todas as regiões do estado para saudar o presidente. Sobraram vaias apenas para o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), único líder de oposição presente.