Título: Postura cética
Autor: Rachel Bertol
Fonte: O Globo, 06/08/2005, Prosa & Verso, p. 1

O ceticismo é uma corrente filosófica que pouco tratou da política. Uma das poucas exceções é o "Diálogo tratando da política ceticamente" do filósofo francês do século XVII François de La Mothe Le Vayer. É deste diálogo a passagem que traduzo a seguir:

"Quem mira com o olhar adequado os governos dos tempos nos quais se vive? Quem notará o quanto o acaso e a fortuna neles tomam parte? Como é inquietante a espera do sucesso e a revolução periódica das coisas! Como são vãs para um espírito que conhece as coisas sólidas todos estes interesses de Estado e estas cantarolas políticas! Como são frágeis os mecanismos que movem estas grandes máquinas dos Estados! Certamente aquele cujo entendimento não estivesse obscurecido pelo brilho e pompa das ocupações políticas sentiria mais piedade do que inveja dos que se empregam em tão miserável atividade."

Teria uma filosofia cética algo a dizer em um momento de crise política? Sim, uma nota de cautela. Mais do que em qualquer outro campo cujos fundamentos possam ser questionados ceticamente, é sobretudo na política que noções caras ao ceticismo como o cuidado para se evitar a precipitação, a integridade intelectual e a tolerância afiguram-se como vitais.

JOSÉ R. MAIA NETO é doutor em filosofia pela Washington University e professor de filosofia da UFMG