Título: CERCO AO COMÉRCIO ELETRÔNICO ILEGAL
Autor: Carolina Brígido e Enio Vieira
Fonte: O Globo, 10/08/2005, Economia, p. 31

Receita apreende R$400 mil em produtos em centros de distribuição dos Correios

BRASÍLIA. A Receita Federal realizou ontem uma operação nacional para fechar o cerco ao comércio ilegal pela internet. Os locais escolhidos foram os centros de distribuição dos Correios, principais responsáveis pela entrega de produtos vendidos por meio eletrônico. A operação, batizada de Leão Expresso, resultou na apreensão de R$400 mil em mercadorias.

Segundo o chefe da Divisão Nacional de Combate ao Contrabando e à Pirataria da Receita Federal, Mauro de Brito, os principais crimes cometidos nas vendas pela internet são subfaturamento, falsa declaração de conteúdo, utilização de laranjas e comércio de produtos sem documentação fiscal e de itens contrabandeados.

¿ O comércio pela internet está crescendo cada vez mais e, por isso, esses crimes estão cada vez mais freqüentes ¿ disse Brito.

Foram vistoriados cerca de 11 mil volumes, sendo que 700 tinham indícios de irregularidades. A operação foi realizada em 37 pontos em todo o país, com a participação de 170 funcionários da Receita Federal. Entre os produtos apreendidos estão eletroeletrônicos, material de informática, perfumaria e programas de computadores.

Envolvidos podem ser acusados de contrabando

Brito explicou que as empresas e pessoas envolvidas nos crimes poderão perder as mercadorias e ainda responder a processo por sonegação fiscal e contrabando. Ele também afirmou que a Receita vai continuar realizando operações como a de ontem, que poderão incluir não apenas os centros de distribuição dos Correios, mas também outros pontos pelos quais os produtos são distribuídos como portos e aeroportos.

¿ Nosso objetivo é continuar com um trabalho intensivo de combate aos crimes cometidos pela internet. Por isso, agora vamos fechar o cerco a esses crimes pela investigação de várias transportadoras ¿ afirmou o chefe da divisão da Receita.

www.oglobo.com.br/especiais/impostos