Título: Guerra em Campos atinge Niterói
Autor: Maiá Menezes e Aloysio Balbi
Fonte: O Globo, 28/10/2004, O país, p. 5

A disputa política em Campos parece ter comprometido a aliança política de pedetistas e pemedebistas em Niterói. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho, trocaram alfinetadas ontem, cada um em defesa de seus candidatos em Campos. Lupi acusou Garotinho de estar por trás de uma manobra para afastar do cargo o prefeito Arnaldo Vianna e disse que cabe ao peemedebista explicar o apoio ao candidato do PDT em Niterói, João Sampaio.

¿ Quem tem de justificar o apoio é quem apóia. Em Niterói tenho um candidato que é fundador do meu partido, foi prefeito, secretário de Planejamento, deputado federal, homem sério. Lá, o ex-governador quis pegar carona no candidato do meu partido. Apoio não se escolhe, se aceita ¿ disse Lupi.

Garotinho rebateu:

¿ Lamento profundamente as declarações, mas acho que quem deve responder é o candidato João Sampaio, que me telefona todos os dias pedindo para eu ir a Niterói. E que felizmente está muitos anos à frente do presidente do seu partido. O Lupi não tem preparo e maturidade política para presidir um partido do tamanho do PDT, com a herança de Leonel Brizola.

Lupi criticou uso da máquina em Campos

Lupi, um dos articuladores da aliança em Niterói, disparou críticas ao que classifica de uso da máquina administrativa do estado em Campos:

¿ Estamos entrando num processo de esgotamento do clientelismo político, que a população não aceita mais. É imaginar que o povo de Campos não seja inteligente para aceitar este tipo de jogada política.

Lupi afirmou ainda que a população de Campos está sendo cerceada pelo uso da máquina administrativa do governo do estado:

¿ A quantidade de gente paga na rua com os programas sociais da atual governadora é assustadora. Há um constrangimento das liberdades democráticas em Campos.

Ex-pedetista, o presidente municipal do PMDB em Niterói, Gilson Cantarino, defendeu Garotinho, dizendo que Lupi está querendo aparecer e que a aliança com o PDT se restringiu a Niterói.

¿ Lupi está atrapalhando a aliança. A adesão à candidatura do João Sampaio foi política, não se discutiu cargos ou a volta de Garotinho para o PDT. Ele e Rosinha estão muito bem no PMDB