Título: Arafat em estado crítico
Autor:
Fonte: O Globo, 28/10/2004, O mundo, p. 30

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e principal líder político dos palestinos nos últimos 40 anos, Yasser Arafat, perdeu a consciência ontem à noite em seu escritório em Ramallah, na Cisjordânia, e médicos lutavam para salvar sua vida durante a madrugada. Os principais líderes da ANP se reuniram ontem, forças de segurança palestinas foram colocadas em alerta máximo, a mulher de Arafat, Suha, deve chegar hoje ao complexo al-Muqata vindo da França e médicos foram enviados urgentemente por Egito e Jordânia, sinais que mostram que a situação do presidente palestino é desesperadora.

¿ O presidente Arafat está morrendo ¿ afirmou um ministro da ANP, sob a condição do anonimato, ao jornal ¿Jerusalem Post¿.

Arafat, de 75 anos, desmaiou no início da noite de ontem, o que levou dirigentes palestinos a chamarem uma ambulância com médicos e material hospitalar. Ele foi atendido por especialistas tunisianos e palestinos que já estavam cuidando da saúde do presidente nos últimos dias. Arafat teria ficado inconsciente por várias horas e, depois de reanimado, alternado momentos de consciência (tendo alucinações) com novos desmaios. O médico particular do líder, Ashraf al-Kurdi, foi chamado às pressas da Jordânia, enquanto o hospital de Ramallah se preparava para receber o presidente da ANP para uma cirurgia de emergência.

O governo de Israel, que há dois anos mantém Arafat confinado no complexo de Muqata, deu permissão para que o líder palestino seja levado para ¿qualquer lugar do país ou do exterior.¿

Enquanto porta-vozes da ANP tentavam minimizar a piora da saúde de Arafat, diversos membros da entidade reconheciam que o caso é gravíssimo. Um deles afirmou que Arafat está ¿muito, muito doente.¿

¿ Sua condição é crítica neste momento ¿ disse Hassan Abu Libdeh, diretor do gabinete palestino e um dos poucos integrantes da ANP a falar abertamente sobre o estado de saúde do líder.

Qorei e Abbas se reúnem a sós com presidente

Arafat está doente há pelo menos duas semanas, mas seu estado piorou nos últimos dias. Sofrendo problemas intestinais ¿ há informações de que ele não estaria conseguindo se alimentar há dez dias ¿, ele foi submetido a uma endoscopia na segunda-feira. Nada teria sido encontrado. Exames de sangue teriam descartado um câncer. A falta de aparições públicas do líder fora explicada como sendo motivada por um resfriado.

O ex-primeiro-ministro da ANP Mahmoud Abbas e o atual, Ahmed Qorei, foram chamados às pressas para o escritório de Arafat, onde teriam ficado alguns minutos a sós com o líder. Depois deste encontro, eles se reuniram com os principais dirigentes da ANP. Reuniões de autoridades locais da entidade também foram realizadas em várias cidades dos territórios ocupados, enquanto forças de segurança palestinas e israelenses eram mobilizadas.

A TV árabe al-Jazeera, do Qatar, afirmou que Arafat teria assinado um documento no qual teria passado o comando palestino para Abbas, Qorei e o presidente do Parlamento palestino, Salim al-Zaanoun, ¿durante sua ausência¿. A ANP negou a existência de tal documento.