Título: FRAUDE NA INTERNET AUMENTOU 1.313%
Autor: Bartira Betini
Fonte: O Globo, 23/08/2005, Economia, p. 25

No segundo trimestre, Cert.br registrou 7.942 casos, contra 562 em 2004

SÃO PAULO. As fraudes pela internet cresceram 1.313% em todo o país no segundo trimestre deste ano frente ao mesmo período de 2004, informou ontem o Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet Brasileira (Cert.br), subordinado à Casa Civil. Em relação ao primeiro trimestre de 2005, esse tipo de crime cresceu 259%, segundo o órgão. O Cert.br disse que as fraudes têm crescido em todos os trimestres desde 2003. De abril a junho deste ano, foram notificados 7.942 casos, contra 562 no segundo trimestre de 2004 e 2.213 de janeiro a março de 2005.

O aumento tem feito muitas pessoas evitarem a internet.

¿ Eu não vou arriscar passar pelo sufoco de ver minha conta zerada novamente ¿ disse o orientador profissional Silmar Strübbe, que no fim do ano passado descobriu que haviam transferido R$400 de sua conta para bancos em Recife e Florianópolis.

As fraudes pela internet já representam 45% de todos os incidentes de segurança registrados pelo Cert.br. As mais comuns são a bancária (quando um hacker captura a senha do internauta), o furto de números de cartão de crédito e a violação de direitos autorais (download de filmes e músicas sem autorização).

Segundo Klaus Steding-Jessen, analista de segurança do Cert.br, a maioria dos casos é de captura de senha bancária, por meio de e-mails pedindo dados do internauta para uma suposta atualização de cadastro. Esses e-mails reproduzem logotipos de bancos e até de órgãos federais, como o Tribunal Superior Eleitoral e a Receita.

¿ Quando se deparar com tal mensagem, o ideal é apagar o e-mail ¿ disse o consultor de segurança Tomio Kurami.

(*) Do Diário de S.Paulo