Título: VIGÍLIA À LUZ DE 400 MIL VELAS
Autor: Graça Magalhaes Ruether
Fonte: O Globo, 22/08/2005, O Mundo, p. 16

`Colina do Papa¿ foi enchida em parte com terra da Palestina

COLÔNIA, Alemanha. A catedral ao ar livre instalada nos arredores de Colônia parecia um mar de luzes na noite de sábado, quando o Papa convidou os milhares de participantes da XX Jornada Mundial da Juventude para uma ¿vigília¿, uma oração noturna que relembra a última oração de Jesus Cristo com os apóstolos antes de ser crucificado.

Sob uma atmosfera contagiante, iluminada por 400 mil velas, em uma área que tinha no centro a ¿Colina do Papa¿, que foi enchida em parte com terra vinda da Palestina, o Pontífice celebrou o ato litúrgico da vigília e a missa de encerramento. Quinhentos mil jovens pernoitaram no campo em sacos de dormir não apropriados o bastante para a temperatura de apenas 12 graus, atípica no verão.

Durante a vigília, da qual participaram 700 mil pessoas, o Papa advertiu a juventude do mundo contra o totalitarismo porque, disse, ¿ele esvazia e escraviza o ser humano¿. No pronunciamento, feito em cinco idiomas, Bento XVI admitiu, porém, também os erros da Igreja, retomando a crítica de João Paulo II no ano 2000, referindo-se ao silêncio da Igreja durante a ditadura nazista.

¿ O Papa conduz a Igreja para o caminho certo ¿ elogiou o brasileiro Luís de Jesus, de 21 anos, do Paraná. (G.M.R.)