Título: CONDENADOS TRÊS ASSASSINOS DE TIM
Autor: Eduardo Maia
Fonte: O Globo, 21/08/2005, Rio, p. 22

Pena é de 23 anos e seis meses de cadeia, mas defensor vai recorrer

Mais três envolvidos no assassinato do jornalista Tim Lopes, da Rede Globo, em 2002, foram considerados culpados pela Justiça na madrugada de ontem. Acusados de homicídio triplamente qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver, Reinaldo Amaral de Jesus, Fernando Sátyro da Silva e Elizeu Felício de Souza foram condenados a 23 anos e seis meses de prisão cada.

A decisão do I Tribunal do Júri foi unânime. A sentença do juiz Fábio Uchôa foi dada por volta das 3h30m de ontem, depois de 22 horas de julgamento. A Defensoria Pública já avisou que vai recorrer da sentença, por considerar não haver provas suficientes.

Uma das testemunhas do caso, Eduardo Gonçalves, recebeu voz de prisão durante o julgamento, por falso testemunho: a versão apresentada por ele no tribunal foi considerada diferente daquela que deu na época do assassinato. Em setembro e outubro serão julgados outros dois acusados da morte de Tim Lopes: Claudino dos Santos Coelho e Ângelo Ferreira da Silva.

Cinco envolvidos já foram condenados

Dos nove indiciados pelo assassinato do jornalista, ocorrido na madrugada do dia 3 de junho de 2002, cinco já foram condenados e dois morreram. Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, recebeu pena de 28 anos e meio de prisão e Cláudio Orlando do Nascimento, o Ratinho, de 23 anos e meio. André da Cruz Barbosa, o André Capeta, foi encontrado morto em agosto de 2002. Maurício de Lima Matias, o Boi, morreu em troca de tiros com a polícia.

Tim Lopes foi torturado, golpeado com uma espada e executado quando investigava uma denúncia de exploração sexual de menores em bailes funk no Complexo do Alemão