Título: ENQUANTO APÓIAM LULA, JOVENS MATAM AULA
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 24/08/2005, O País, p. 12

Ato em Cuiabá reúne 250 pessoas

CUIABÁ. Fazer farra no aeroporto, provocar a polícia, pintar o rosto com tintas verde e amarela e matar aula. Principalmente matar aula. Foram estes os motivos que levaram cerca de 150 estudantes da rede estadual de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, a uma manifestação em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem de manhã.

¿ A maioria está matando aula ¿ confirmou Diego Gerdo, 16 anos, aluno do segundo ano do ensino médio da Escola Adalgisa de Barros.

Alguns dos neo-caras-pintadas nem sequer aprovam a gestão de Lula.

¿ Este protesto só serve para abafar as besteiras que ele (Lula) fez ¿ criticou Keila da Fonseca, 15 anos. ¿ Tudo isso comprova que ele (Lula) não está certo. Ele não soube administrar o país

¿ As notícias mostram que todas as denúncias realmente aconteceram ¿ concordou Mayara do Amaral Soares, também do segundo colegial.

Os estudantes eram a grande maioria dos cerca de 250 manifestantes. Os outros eram sindicalistas ligados à CUT e ao PT, muitos integrantes do Sindicato dos Professores de Cuiabá.

Segundo, Aislan Sebastião Cunha Galvão, 26 anos, militante da União da Juventude Socialista (UJS), braço do PCdoB no movimento estudantil, e um dos coordenadores da manifestação, a presença de jovens ¿despolitizados¿ no evento foi uma emergência:

¿ Só ficamos sabendo que o Lula viria para cá ontem (anteontem). Como não temos dinheiro para bancar ônibus, buscamos os alunos das escolas da região. (R.G.)