Título: GAROTINHO SE LIVRA JUNTO COM BENEDITA
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 27/08/2005, O País, p. 4

Senador petista que fez o pedido alega, porém, que não houve acerto

BRASÍLIA. O senador Tião Viana (PT-AC) afirmou ontem que foi unilateral a decisão de retirar da pauta da CPI dos Bingos o requerimento de convocação da governadora Rosinha Garotinho e do ex-governador Anthony Garotinho. Disse que foi convencido pelo PMDB de que não há razões para que ambos sejam ouvidos agora. Segundo Tião, não houve da parte dele qualquer pedido para que, em troca, caia também o requerimento que convoca a ex-governadora petista Benedita da Silva, apresentado pelo PSDB.

¿ Não houve toma-lá-dá-cá. Houve um apelo e atendi, suspendendo temporariamente o pedido. O PMDB tem sido um partido responsável nessa crise. A convocação de Benedita é artificial e fruto de rancor, mas nada pedi em troca ¿ disse ele.

Segundo o senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que com o senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) ¿ pré-candidato ao governo do Rio e aliado de Garotinho ¿ convenceu Tião a voltar atrás, não há acordo para evitar a ida de Benedita à CPI:

¿ Não se deve agir com emoção e na base da retaliação. Se houver indícios, chamamos até o Papa ¿ ponderou Suassuna.

A base do pedido de convocação de Benedita foi a fita de vídeo em que o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz aparece pedindo propina ao empresário de jogos Carlinhos Cachoeira. Waldomiro, no vídeo, diz que o dinheiro serviria à campanha de Benedita, à época candidata ao governo do estado. O casal Garotinho seria chamado para explicar doações de campanha de empresas interessadas em prestar serviços à Loterj, autarquia dirigida por Waldomiro.