Título: AMEAÇA DE INVASÃO DE REFINARIA
Autor:
Fonte: O Globo, 31/08/2005, Especial, p. 1

Fechamento de Manguinhos pode degradar mais a região

Uma das poucas empresas que resistem na chamada Faixa de Gaza - trecho de extrema violência do Rio - a Refinaria de Manguinhos está na iminência de fechar, desqualificando ainda mais a região. O risco é que aconteça com a refinaria o mesmo que ocorreu com a Borgauto e a CCPL, que foram invadidas e ocupadas.

- Se a refinaria for fechada, pode ser invadida. O histórico da região é ruim. A Avenida Brasil virou um cemitério de empresas e se torna cada vez mais perigosa - afirma o diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio, Odilon Horta.

Preocupado com as conseqüências do eventual fechamento da refinaria, o prefeito Cesar Maia procurou sua diretoria há 30 dias:

- A empresa negou peremptoriamente esta possibilidade e me disse que tirasse essa preocupação da agenda.

Dia 8 de agosto, quatro traficantes foram mortos pela PM dentro do complexo industrial, com frente para a Avenida Brasil e fundos para a Avenida Leopoldo Bulhões. A refinaria é cercada por favelas, sendo freqüentes os tiroteios e invasões na empresa e no seu entorno.

A violência não é citada pela empresa como fator para levar à suspensão das atividades. A refinaria alega prejuízos com a alta dos preços internacionais do petróleo e que não pode repassar o custo para os preços de seus combustíveis. Por causa do problema, interrompeu as operações de refino dia 3 de agosto, mas ainda mantém os 500 funcionários, aguardando as negociações com a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia.