Título: ALHEIAS AO DRAMA DOS PAIS, CRIANÇAS SE DIVERTEM
Autor: Ana Lucia Borges
Fonte: O Globo, 10/09/2005, O Mundo, p. 33

Nos abrigos, os pequenos brincam com as doações e fazem novos amigos

HOSTOUN, Texas. Entretido com um livro de ciências cheio de figuras de aranhas e borboletas, Fidel Klley, de 10 anos, conta que está lendo para passar o tempo até poder voltar para casa, em Nova Orleans. Fidel é uma das crianças vítimas do Katrina refugiadas no estádio Astrodome, no Reliant Park, em Houston. Alheios à catástrofe e ao abatimento dos adultos, os mais jovens passam o dia nos abrigos improvisados fazendo novos amigos e se divertindo com os brinquedos doados aos desabrigados.

¿ Não sei quanto às minhas primas, mas eu quero e vou voltar para casa. Volto assim que a água secar! ¿ diz Fidel, convicto, referindo-se a três primas que também estão no abrigo.

Ursos de pelúcia, carrinhos e afins espalham-se pelas camas distribuídas no primeiro piso do Astrodome. Com um grupo de quatro crianças, entre 4 e 9 anos, além dos pais e dos tios, Rudolph Woods, de 13 anos, conta que chegou na quarta-feira da semana passada. Em Nova Orleans, onde perdeu a casa, estava com a família sob uma ponte até ser transferido. Agora, espera os próximos passos dos adultos da família.

¿ Sinto falta dos meus amigos, mas acho que não vamos voltar para casa. Deixei lá minha bola de basquete, mas acabei de ganhar uma nova ¿ disse, contente.

No Reliant Center, onde é feita parte da triagem dos desabrigados, a frustração dos pais não chega a atingir os filhos. Kishaum Youngblood, de 21 anos, com duas crianças no colo, de 1 e 3 anos, mais sete sobrinhos, entre eles um bebê de duas semanas, diz que está cansada e estressada, mas tenta não passar isso para os pequenos. Perdeu a casa sob a água, procura os dois irmãos e o marido, está desempregada e tem medo de outros desabrigados roubarem os poucos pertences que conseguiu reunir desde a tragédia: algumas roupas e sapatos.

¿- Estou no meu limite. Imagens da casa inundada vem à minha memória à noite, tenho pesadelos horríveis. Estava no Superdome, em Nova Orleans, antes de vir para cá, cercada de corpos. Mas ainda bem que meus meninos não têm noção do que estão passando. (Ana Lucia Borges)