Título: DARIO MESSER JÁ FOI ENVOLVIDO EM ESCÂNDALOS
Autor: Jaílton de Carvalho/Alan Gripp
Fonte: O Globo, 23/09/2005, O País, p. 8

Doleiro do Rio foi citado por Barcelona

Citado pelo doleiro Toninho da Barcelona como o homem que lhe repassou dinheiro do exterior para ser lavado para o PT, o também doleiro Dario Messer já foi investigado pela Justiça, juntamente com o irmão Paulo e o sobrinho Bruno. A família foi dona do Banco Dimensão, hoje FLPM Participações, que foi investigado por remessa ilegal de divisas que teriam sido desviadas do INSS, no início da década de 90; no lançamento de precatórios judiciais fraudulentos da prefeitura de São Paulo e dos estados de Santa Catarina, Pernambuco e Alagoas; na CPI do Banestado; e ainda nas remessas do escândalo do propinoduto. Também a Comissão de Valores Mobiliários investigou o banco.

Dario é filho do polonês Mordko Messer, que seria o doleiro mais antigo do país. Além do Banco Dimensão, a família também tem investimentos em imóveis. Dario mora na Avenida Delfim Moreira, num apartamento que tem um quadro de Portinari que toma toda uma das paredes da sala principal.

Em julho deste ano, sua advogada em Nova York assinou uma escritura de venda de um apartamento de dois quartos e 133 metros quadrados no Upper East Side, em Manhattan, no prédio de número 422 do lado Leste da Rua 72. O valor venal do imóvel é de US$990 mil, segundo o Departamento de Finanças de Nova York. Outro apartamento de Dario, no número 123 da Rua 78, é no mesmo Upper East Side, onde fica o chamado CEP mais rico dos Estados Unidos, o 10021.

Pela proximidade com os então empresários do atacante Ronaldo, Alexandre Pitta e Reinaldo Martins, Dario se tornou amigo do Fenômeno. Este ano, durante as férias do jogador no Rio, ele e Dario foram juntos à festa da estilista Lenny Niemeyer e à boate Fosfobos, em Copacabana. Ronaldo também esteve com Dario no jantar de aniversário da mulher do doleiro, Rosane, em Ipanema. Ele chegou a ser citado na imprensa como um dos padrinhos da festa que Ronaldo e a então namorada, Daniela Cicarelli, deram na França este ano. A assessoria do jogador no Brasil desmente que ele tenha sido padrinho.

Seu irmão, Paulo Messer, que presidiu o Banco Dimensão e com o filho Bruno dirige a FLPM Participações, foi investigado pela CPI dos Precatórios como suposto integrante de um esquema de repatriação de dinheiro obtido por emissões ilegais de títulos de estados e municípios.

Investigação da CPI do Banestado descobriu que Dario ficou cinco anos sem declarar Imposto de Renda, e seu CPF foi cancelado. Segundo a CPI, ele movimentou aproximadamente R$8 bilhões.