Título: `Se tivessem me ouvido mais, talvez tivesse sido diferente'
Autor:
Fonte: O Globo, 04/11/2004, O país, p. 9

Adriana Vasconcelos e Soraya Aggege O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) rebateu ontem os ataques do secretário municipal de Abastecimento e Projetos Especiais, Valdemir Garreta, que o apontou como um dos responsáveis pela derrota da prefeita Marta Suplicy. Um dos coordenadores da campanha da prefeita, Garreta acusou Suplicy de ter se posto como vítima durante o divórcio e com isso reforçado o preconceito em relação a ela. Antes de apresentar sua defesa da tribuna do Senado, Suplicy telefonou para Garreta para se certificar das declarações e dizer que discordava:

¿ Se Valdemir Garreta, que foi um dos principais responsáveis pela campanha da Marta, tivesse me ouvido mais, talvez o resultado da eleição tivesse sido diferente. Creio que nem mesmo a opinião do publicitário Duda Mendonça foi levada em conta, pois ele próprio salientou que há dez anos tenta convencer seus clientes que candidato que bate, perde. Em várias ocasiões alertei a Marta para isso.

¿Ela foi a melhor prefeita que São Paulo teve¿

Sem demonstrar mágoas com os ataques, Suplicy disse que não esperava qualquer gesto de desagravo do PT e ainda elogiou a atuação da ex-mulher.

¿ Eu me empenhei muito para que Marta continuasse sendo prefeita. Na minha opinião, ela foi a melhor prefeita que São Paulo teve. Pena que não tenha conseguido mostrar no horário eleitoral tudo o que fez. Quando decidiu fazer isso, voltou a crescer. Faltou um pouco mais de tempo para que pudesse reverter o quadro desfavorável.

Nem o desejo manifestado por Garreta de que Suplicy enfrente prévias dentro do partido para garantir a vaga de candidato ao Senado em 2006 conseguiu abalar o senador:

¿ Se o Garreta quiser, pode disputar comigo.

Para Suplicy, Marta tem credenciais para disputar a vaga com ele ou qualquer outro posto na vida pública brasileira.

A briga Suplicy-Garreta faz parte do acerto de contas do PT em São Paulo, já com vistas às eleições de 2006. Ontem, outro assessor de Marta reforçou o ataque ao senador:

¿ O Garreta não disse qualquer mentira. Ele falou exatamente o que tinha que falar¿ endossou o presidente municipal do PT, deputado estadual Ítalo Cardoso, que também coordenou a campanha, ao lado de Garreta e Luis Favre, marido da prefeita.

A direção nacional do PT, no entanto, avisou ontem que não vai se meter na briga.

¿ Eu não participo desta polêmica. Respeito os dois lados ¿ disse José Genoino, presidente nacional do PT.

Nos bastidores, há indicações de que se inicia uma campanha para impedir a candidatura de Suplicy à reeleição ao Senado e para governador, cargos que Marta ainda poderá tentar.