Título: BISPO REITERA A LULA QUE NÃO SUSPENDE GREVE DE FOME
Autor: Luiza Damé, Ricardo Galhardo e Leticia Lins
Fonte: O Globo, 04/10/2005, O País, p. 11

Dom Luiz pede documento `revogando projeto de transposição¿; presidente insiste no diálogo: `Tenho uma paciência de Jó¿

BRASÍLIA, SÃO PAULO e RECIFE. Em carta de próprio punho, o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, reiterou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não suspenderá a greve de fome, iniciada no último dia 26 de setembro, enquanto não receber um documento assinado por Lula ¿revogando e arquivando¿ o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. A atitude do bispo, que está em Cabrobó (PE) e vem recebendo apoio de líderes religiosos e da oposição, preocupa o Planalto.

No último sábado, Lula mandou um emissário levar uma carta a dom Luiz, em que apela ao diálogo e à ponderação. Mas em sua resposta, o bispo não fez concessões:

¿Confirmo minha decisão de permanecer em jejum e oração enquanto não chegar em minhas mãos o documento assinado pelo senhor revogando e arquivando o atual projeto de transposição¿, diz dom Luiz na carta a Lula, datada de 1º de outubro.

Ontem à noite, Lula admitiu que a atitude do bispo cria um impasse em torno da obra e disse que continua disposto a negociar com dom Luiz. Ele recorreu a uma passagem bíblica para explicar sua posição.

¿ No São Francisco estamos com um problema. Não tenho muito o que fazer. Nem começamos as obras e o frei mandou uma carta para mim e entrou em greve de fome. Mas tenho uma paciência de Jó ¿ disse Lula.

O presidente lembrou que 12 milhões de famílias serão beneficiadas pelo projeto, que retirará apenas 1% da água do rio e, em compensação, garantirá 0,25% do orçamento da União para obras de revitalização. Com isso, deu a entender que não pretende desistir da obra.

¿Greve de fome é judiar do próprio corpo¿

O presidente lembrou que já fez greve de fome, quando era líder dos metalúrgicos do ABC, mas foi demovido da idéia pelo arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, na época bispo de Santo André.

¿ Greve de fome é judiar do próprio corpo ¿ disse Lula.

Dom Luiz disse estar disposto a dialogar com o governo após a suspensão da transposição e indiretamente criticou o processo de discussão do projeto.

¿Depois de não termos mais, sobre nossas cabeças, o fantasma do projeto de transposição, estamos inteiramente abertos para um amplo diálogo e debate nacional, verdadeiro e transparente, discutindo alternativas de convivência com o semi-árido e a oportunidade ou não de realizar a transposição¿, disse o bispo.

Na carta que enviou ao bispo, no fim de semana, o presidente pediu: ¿Que o senhor nos dê o direito a um novo diálogo e que o esgotemos, como é próprio de pessoas democráticas, antes de gestos definitivos¿.

Mais de duas mil pessoas são esperadas hoje no sítio Boa Vista, em Cabrobó, onde irão engrossar o movimento para barrar a obra. Ontem o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) distribuiu nota afirmando que a manifestação do religioso e a transposição revelam ¿a face perversa do governo¿.