Título: GAROTINHO FAZ CIRURGIA PARA RETIRAR NÓDULO DA GARGANTA
Autor:
Fonte: O Globo, 04/10/2005, Rio, p. 15

Secretário de Governo terá que ficar calado por dez dias

O secretário estadual de Governo, Anthony Garotinho, foi operado ontem à noite, no Hospital Samaritano, em Botafogo, para a retirada de um nódulo nas cordas vocais. De acordo com o secretário estadual de Comunicação, Ricardo Bruno, o nódulo é benigno. A cirurgia, que começou por volta das 20h, foi feita pelo oncologista Jacob Kligerman, ex-diretor geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A governadora Rosinha Garotinho e a filha mais velha do casal, Clarissa Matheus, acompanharam no hospital a cirurgia de Garotinho.

O principal efeito colateral depois da cirurgia é o silêncio: o presidente regional do PMDB terá que ficar calado por pelo menos dez dias, a um ano das próximas eleições.

Sintoma foi detectado há dois anos

O primeiro sintoma do nódulo, detectado em um exame feito há dois anos, foi a rouquidão do ex-governador ¿ que tenta conseguir, no PMDB, legenda para se candidatar à Presidência da República em 2006. Na época, a opção dos médicos foi por um tratamento clínico. O nódulo tinha cerca de 3 cm. Desta vez, a um ano das eleições, os médicos optaram pela cirurgia.

Em seu programa de rádio, Bom dia Governadora, na rádio Tupi, Rosinha já brincou ao dizer que a maior dificuldade do marido será conseguir ficar calado por tanto tempo. Ela, garantiu, no entanto, que vai fiscalizar Garotinho dia e noite.

A governadora já passou por cirurgias durante o exercício do cargo. Em maio do ano passado, fez uma intervenção cirúrgica para retirar varizes das pernas e quatro sinais do corpo. Durante sua gestão, ela passou por crises de pressão baixa.

Garotinho também enfrentou problemas de saúde, quando governador. No segundo ano de seu governo, ele foi internado na clínica São Vicente, na Gávea, com pressão alta. Em 1998, Garotinho sofreu com problemas gástricos durante a campanha eleitoral.