Título: `Foi uma solução maravilhosa¿, diz comandante da Aeronáutica
Autor:
Fonte: O Globo, 05/11/2004, O país, p. 4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou ontem para os três comandantes militares antes de embarcar para o Rio. Segundo o Planalto, os comandantes permanecem nos seus cargos. Viegas vai assumir a embaixada brasileira em Madri, posto hoje ocupado por Osmar Choffi. Viegas só estaria aguardando a aprovação de seu nome pelo governo espanhol.

O vice-presidente José Alencar reuniu-se separadamente, em seu gabinete, com dois comandantes militares: o da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, e o do Exército, general Francisco Albuquerque. A conversa com o comandante da Marinha, Roberto de Guimarães Carvalho, ocorrerá quando o almirante retornar de viagem. O comandante da Aeronáutica disse ter achado ótima a nomeação do vice.

¿ A solução foi muitíssimo boa. Estamos satisfeitos. Foi uma solução maravilhosa ¿ disse o brigadeiro Bueno.

A escolha do vice-presidente como ministro da Defesa foi vista como um sinal de prestígio das Forças Armadas, já que o vice é a autoridade máxima depois do presidente da República. Agora, Alencar continuará assumindo interinamente a Presidência da República sempre que Lula viajar para o exterior. Nesses casos, ele será ao mesmo tempo presidente, vice e ministro da Defesa. Segundo assessores jurídicos do Planalto, ele terá que optar por um dos salários, já que acumulará dois cargos.

Alencar disse que só falará sobre planos para a pasta depois da posse na próxima segunda-feira, no Palácio do Planalto. Bem-humorado, o vice afirmou que está animado para assumir o cargo.

¿ Nós, jovens, somos sempre animados ¿ disse José Alencar, que tem 73 anos.